No ramo da gastronomia, muitas vezes, o cliente está tão interessado em como será atendido e no ambiente em que será recebido quanto na própria comida e seu valor. É daí que vem a atual exigência dos consumidores: a busca pela melhor experiência com uma marca.
E nenhum negócio se sustenta se não realizar um atendimento com excelência ao seu público. Isso é primordial para manter um estabelecimento ativo, principalmente no segmento de alimentação.
O Quiero Café nasceu com o objetivo de combinar um ambiente acolhedor com produtos de qualidade e atendimento humanizado. Essas premissas são a sustentação deste negócio e é isso que transmitimos aos nossos franqueados com o objetivo de padronizá-las.
Acreditamos que esses são fatores de sucesso para nosso negócio e não abrimos mão de transferir esse know how aos franqueados para que, da mesma maneira, encantem e cativem seus clientes em suas unidades do Quiero Café.
Neste artigo, você vai compreender como a qualidade do atendimento é fundamental para o crescimento da unidade franqueada com 5 dicas essenciais do Quiero Café.
5 dicas de atendimento para encantar os consumidores
Um mau atendimento faz com que os clientes migrem para a concorrência. Então, para que isso não aconteça em seu estabelecimento, siga essas dicas:
Cordialidade e cumprimento
Quando o cliente chegar, sorria com cordialidade e cumprimente dando as boas-vindas para que ele se sinta acolhido. Chamá-lo pelo nome permite aproximação e conexão, então o acompanhe até a mesa para que se acomode e deixe-o à vontade para escolher seu pedido. Ao ser solicitado, tenha prontidão e faça anotações para que nada fique esquecido. Ao que o cliente peça a conta, pergunte como estava a refeição, realize os trâmites de encerramento do atendimento com presteza e, ao sair, sorria mais uma vez, agradecendo a visita.
Valorize cada cliente que entrar em seu estabelecimento
Valorizar o cliente é demonstrar empatia, mostrando que ele tem importância estando presente, olhando nos olhos e dando atenção às dúvidas e sugestões. Isso depende também da prioridade e da agilidade com que o cliente é atendido. Deixá-lo esperando por muito tempo é desagradável e frustrante, mas se houver contratempos, não deixe de explicar os motivos com honestidade para tranquilizá-lo.
Ambiente acolhedor
O atendimento começa quando o cliente entra em seu estabelecimento, por isso é tão importante que seja um ambiente agradável, confortável e acolhedor. O Quiero Café faz questão de padronizar seu projeto arquitetônico com espaços físicos e mobiliários que proporcionem experiências positivas e que estimulem os diferentes sentidos. Temos um compromisso especial em oferecer ambientes que transmitam sensação de aconchego, promovendo encontros entre as pessoas.
Atendimento humanizado
Como dissemos no começo deste artigo, essa é uma das premissas do Quiero Café, e a representação desse pilar é a empatia e a atenção dispensadas ao cliente, pois essas qualidades fortalecem a conexão da marca com o cliente. O atendimento humanizado gera lembranças e experiências positivas para a marca.
Equipe capacitada
Nenhuma dessas dicas irá funcionar se você não tiver uma equipe capacitada. O desenvolvimento da equipe é essencial para qualquer negócio, especialmente no ramo da gastronomia. No caso da franquia do Quiero Café, tanto o franqueado como seus colaboradores devem participar dos treinamentos iniciais, treinamentos periódicos, eventos, reuniões ou convenções oferecidos pela nossa rede para transferir os conhecimentos e experiências, além de alinhar metas e objetivos. Capacitar é a melhor maneira de fortalecer seu time e oferecer atendimento de qualidade.
A importância de um atendimento de excelência ao consumidor
Para manter clientes fiéis, é necessário oferecer cordialidade, empatia e transparência. Mais que isso, é proporcionar a melhor experiência com um atendimento personalizado, exclusivo e humanizado.
Um atendimento de excelência, focado em oferecer uma vivência única dentro do estabelecimento, além de atrair mais consumidores, encanta os clientes e os torna fiéis. E são esses mesmos clientes que retornarão e irão indicar o seu negócio para amigos e familiares.
Um atendimento de qualidade proporciona alguns benefícios como:
- Conquista de clientes novos
- Fidelização de clientes
- Torna a marca uma lovemark
- Crescimento da marca
- Traz mais clientes por indicação (propaganda boca a boca)
- Aumenta vendas, lucratividade e rendimentos
- Melhora a saúde financeira da unidade
- Proporciona longevidade para a marca
Invista no desenvolvimento de seu time de atendimento para que todos tenham o conhecimento necessário para atender de maneira eficaz, cordial e empática.
Além disso, eles também estarão preparados para eventuais contratempos e para oferecer uma assistência de acolhimento, qualidade e excelência.
E não deixe de conhecer o modelo de negócio do Quiero Café: https://bit.ly/3qvLxPu