6 dicas práticas para avaliar uma franquia para investir

5/7/2024 | Dicas, Franquias, Negócios

Saber como avaliar uma franquia é essencial para que o seu investimento possa render bons frutos no futuro.  

Uma análise rasa, sem dar atenção a pontos importantes pode fazer você perder dinheiro e em alguns casos, as economias de uma vida. 

Com intuito de auxiliá-lo nessa etapa, separamos seis dicas práticas que podem contribuir para uma melhor análise de uma franquia, vamos a elas:

 

Faça uma autoanálise  

O primeiro passo está em fazer uma autoanálise, refletir sobre pontos relacionados a você mesmo e para facilitar, escreva-os no papel, isso irá te auxiliar a ter uma visão ampla do seu eu. 

Nessa autoanálise, busque entender sobre suas forças e fraquezas, pontos positivos e negativos, suas experiências, seus objetivos para o futuro, aquilo que gosta e não gosta, assim como os princípios e valores que regem a sua vida. 

Identificação e afinidade 

Ao fazer a autoanálise, colocar no papel e refletir sobre o que está ali, terá uma maior clareza do que deve ou não buscar. Procure inicialmente por setores pelos quais tem mais afinidade e quando se fala em afinidade, não necessariamente precisa ter uma experiência nesse setor, porque esse know how a Franqueadora irá transmitir, mas gostar e ter vontade de ingressar nele é essencial. Se queres ingressar no setor de alimentação por exemplo, maior parte das marcas operam suas franquias todos os dias, inclusive aos finais de semana, logo, existirá uma necessidade de você franqueado estar disponível e querer se dedicar ao negócio, abdicando de muitos finais de semana de lazer. 

Escolhendo os setores, outro ponto importante é que busque por marcas pelas quais se identifique. Não será uma tarefa fácil, pois demandará tempo de pesquisa e conversas, para buscar mais informações sobre o negócio.  

Fatores como a proposta que ela entrega aos seus clientes, a sua história, seus valores, sua cultura, seus princípios, seu propósito, entre outros, são coisas pelas quais é importante que se tenha uma identificação genuína, pois ao se tornar franqueado tudo isso fará parte da sua vida e da sua família. 

A identificação com a marca, sozinha, não deve ser um fator de decisão se irá ou não investir, é necessário que se analise outros pontos. Mas, se identificar com a marca, se torna algo importante, pois permitirá com que trabalhe e encare os desafios de forma mais leve, ao mesmo tempo em que faz uma entrega ao cliente que transcende o básico. Seja um produto ou um serviço, quando se tem identificação com a marca, a sua entrega carrega uma energia diferente, um amor, um carinho, que o cliente sente e enxerga valor. E são nesses pequenos detalhes que se criam conexões fortes e duradouras. 

Como diria Simon Sinek “trabalhar duro por algo que não acredita chama-se estresse, trabalhar duro por algo que acredita chama-se paixão.” 

Estude o negócio 

Uma vez que pesquisou e encontrou marcas que desenvolveu uma identificação ou afinidade, é chegada a hora de se aprofundar nos detalhes do negócio. 

Entre em contato com as marcas e seja crítico para obter informações essenciais. Usufrua destes tópicos para questionar e entender: 

  • A história da marca e como foi seu processo de expansão; 
  • Os treinamentos prestados e o suporte pré e pós inauguração; 
  • Quantas unidades a marca possui, se possui unidades próprias, quantas foram encerradas, e por quê?; 
  • A política das taxas cobradas e como funcionam: royalties, fundo de marketing, taxa de franquias, entre outras; 
  • O investimento total para implantar o negócio e como funcionam os desembolsos; 
  • Faturamento, lucro líquido e payback: Tenha cuidado e busque por dados já realizados por outras unidades, não fique apenas em projeções; 
  • Fundo de marketing: Entenda como funcionam as campanhas e a gestão desse recurso; 
  • A gestão financeira e operacional do negócio; 
  • Os custos e a estrutura necessária de uma operação: aluguel médio, quantidade de colaboradores, impostos, custo do produto ou serviço, remuneração de colaboradores, despesas fixas, entre outras;  
  • Os territórios disponíveis para implantação e as políticas de delimitação de território; 
  • As etapas a serem seguidas até a implantação; 
  • Como funcionam os fornecedores e como a operação é abastecida; 
  • Os desafios do negócio e o papel das partes (franqueadora e franqueado); 
  • Cases de franqueados: positivos e negativos; 
  • Política de precificação dos produtos ou serviços; 

Anteriormente, foi comentado sobre marcas do setor de alimentação e a necessidade de operar aos finais de semana. É claro que cada marca tem as suas exigências aos seus franqueados, bem como se é ou não obrigatório a sua presença dentro da operação. Mas a verdade é que independentemente do setor que irá atuar, estando dentro ou fora da operação, você terá que se envolver com a sua franquia não só durante a semana. Isso é a realidade de quem empreende e busca alcançar resultados satisfatórios com seus negócios. 

Conheça a franqueadora 

Além de estudar sobre o negócio, outro fator importante é conhecer a Franqueadora, as pessoas que estão por trás do negócio. Caso queira saber um pouco mais sobre o que é uma franqueadora, clique aqui.

A Franqueadora é a responsável por prestar todo o treinamento e suporte, bem como desenvolver as atualizações, inovações no negócio, para mantê-lo competitivo ao longo dos anos. 

Procure entender se a Franqueadora que está por trás do negócio é uma empresa séria, que exerce o seu papel com seus franqueados e está crescendo de forma sustentável. Um fator que pode contribuir para validar a qualidade dela, é analisando se está conquistando premiações. Duas chancelas importantes do mercado de franquias são: Selo de Excelência em Franchising pela ABF e o Selo de Melhores Franquias do Ano pela PEGN. Esses prêmios são concedidos as marcas que atingem uma nota superior a nota corte, que é obtida através de uma pesquisa sobre o modelo de negócio, o relacionamento e suporte aos seus franqueados. As pesquisas são respondidas pelos próprios franqueados e é uma forma de avaliarem o negócio e a Franqueadora. Receber esses prêmios reforça que o trabalho desenvolvido é sério e de compromisso com a sua rede de franqueados. 

Converse com franqueados 

A Franqueadora é detentora de todo o know how e pode fornecer todas as informações que um candidato tem interesse em saber. Mas não só o contato com a Franqueadora é importante, entrar em contato e conversar com franqueados pode tornar essa jornada ainda mais proveitosa. 

Através de conversas com franqueados se consegue obter a vida real, validar informações passadas pela Franqueadora e qual o verdadeiro seu papel que precisa exercer a frente do negócio. 

Cuidado para não conversar apenas com um franqueado, busque conhecer mais pessoas e captar mais informações, assim colhe feedbacks diferentes. 

Entenda o seu papel 

Por último e não menos importante, seja curioso sobre o seu verdadeiro papel a frente da franquia. Questione sobre os desafios, as dores, a jornada inicial e o que faz um franqueado ter mais ou menos sucesso com sua unidade.  

A conversa com os franqueados e a Franqueadora será enriquecedora e contribuirá para entender como realmente funciona o dia a dia do negócio. 

Vale ressaltar que, a jornada de quem empreende sempre será repleta de desafios e não se pode tentar fugir deles, é preciso ser protagonista para encarar e fazer o que precisa ser feito para resolvê-lo. Mesmo que esteja preparado, que tenha sido alertado sobre situações e tome cuidado, erros irão acontecer, faz parte dessa trajetória. Tenha humildade e vontade de superar as dificuldades, com isso o franqueado aprende, amplia seu repertório e torna a sua gestão mais eficaz, contribuindo também para evolução do seu negócio. 

Como dica final, fica o alerta para que não crie falsas expectativas de que os desafios enfrentados por outros franqueados, você não irá enfrentar ou não será dolorido. Desafios vem e vão, independentemente de onde estiver atuando, o que muda é a intensidade, o seu momento de vida e o tipo de desafio de um lugar para o outro. Buscar conhecimento, se desenvolver pessoalmente e não procrastinar, são coisas que irão contribuir para que encare toda a jornada de forma mais leve e produtiva. 

No Quiero Café, nos sentimos corresponsáveis pelo sucesso dos nossos franqueados e queremos te fazer um convite para conhecer nossa franquia, entre em contato conosco: clique aqui 

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