A franquia é uma modalidade de empreendimento na qual um marca já reconhecida pelo público e com algum sucesso e tempo de mercado cede o direito de uso de seu modelo de negócio, sua expertise e, claro, sua marca para que outra pessoa empreenda, seguindo as recomendações e padrões da franqueadora.
As vantagens desse formato de empreendimento é ser mais seguro e com maiores chances de sucesso justamente por não começar do zero, por contar com a experiência da marca, suporte e apoio desde a escolha do ponto comercial até treinamento de equipe e projeto arquitetônico.
Entretanto, não basta fechar contrato com uma franquia e esperar pelo sucesso. Algumas recomendações são básicas para que esta parceria seja proveitosa e rentável tanto para a marca quanto para você.
Vamos a elas.
1. Escolha bem a franquia — Pode parecer meio óbvio, mas não é. Escolher bem uma franquia não implica somente em buscar uma marca de sucesso com maior número de unidades, por exemplo. É preciso entender bem o negócio e se você tem afinidades com ele. Pergunte a você mesmo: eu me vejo à frente dessa franquia daqui a 5 ou 10 anos? Os propósitos da marca estão alinhados ao meu? As exigências da franqueadora são justas ao meu ver? O que a franqueadora oferece é condizente com os meus investimentos? A minha cidade suporta este tipo de negócio, tem público para ele?
Essas são algumas perguntas que precisam ser feitas e respondidas com cautela e muita sinceridade. Afinal, muitas vezes é a aposta da sua vida, é onde você vai colocar todas as suas reservas, contrair empréstimos, dedicar o seu tempo. Pesquisar, conversar com outros franqueados, participar de feiras de franchising, tudo isso deve fazer parte desta busca e escolha. Estar à frente de algo que acredita é o primeiro passo para se obter sucesso.
2. Despesas e investimentos — O segundo ponto é calcular bem as despesas, investimentos necessários e quanto você tem para sanar tudo isso. Cuidado para não se comprometer demais e esquecer que existe um tempo de cashback ao qual você precisa estar atento. Além de reserva para capital de giro e intercorrências. Um planejamento financeiro é essencial como preparo para empreender, assim como controlar a ansiedade e expectativa.
3. Seguir as recomendações da Franqueadora — uma vez escolhida a franquia, assinado o contrato, é hora de passar para a próxima etapa: colocar o negócio para funcionar. Para isso ouça a marca, esteja atento às recomendações, siga seus protocolos, lembre-se não é à toa que ela é uma rede de franquias de sucesso, certo? Leve em conta todas as orientações, desde o apoio na escolha do ponto de vendas até a seleção dos colaboradores.
4. Montar uma boa equipe — o seu negócio não funciona sozinho nem somente com você, é necessário uma boa equipe para tocar o barco, certo? Avaliar currículos e experiências prévias é parte do processo de seleção, entretanto não é o único e talvez nem o mais importante. Para um trabalho bem feito, é preciso ter valores alinhados com a marca, acreditar no potencial do negócio e no crescimento profissional e pessoal em fazer parte dele, tenha isso em mente nas conversas de seleção, não importa o cargo ou atividade a ser desempenhada.
5. Participar e se envolver nos treinamentos — não importa se você já empreendeu antes ou tem experiência em gestão, agora você faz parte de uma rede de franquias com um modelo de negócio definido e que vem dando certo. Por conta disso, participar dos treinamentos oferecidos pela marca é fundamental para compreender o conceito, a forma de agir, os métodos e processos, enfim, todos os detalhes essenciais para o bom funcionamento da unidade e, claro, para o seu sucesso. O conhecimento geral e irrestrito das operações é imprescindível. Isso vale para toda a sua equipe.
6. Não misturar o caixa da empresa com despesas pessoais — um dos erros mais comuns em qualquer forma de empreendimento é confundir o pessoal com o profissional no referente a verba. Qualquer retirada da empresa deve ser registrada e depois reposta. Por isso, o melhor é ter um pró-labore. Contrate uma empresa contábil ou profissional autônomo para cuidar da contabilidade da sua unidade franqueada para não achar que apurado é lucro.
A receita de sucesso de uma franquia depende de várias ações, mas principalmente de uma boa gestão. Ainda que seja parte de uma rede, cada unidade é independente e tem um negócio próprio.
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