O perfil de franqueados no Brasil

17/12/2021 | Franquias

Apesar de muitos terem o sonho de empreender, essa não é uma atividade tão simples, pois exige muitas competências e características específicas. A maioria das pessoas entra nessa jornada em busca de mais liberdade e para colocar um fim na relação trabalhista, por vezes permeada de muita insatisfação. 

Esse é um ponto de partida equivocado. A motivação de ser dono do próprio negócio é pertinente, mas deve partir de outras premissas se o que se pretende é uma jornada constante e de sucesso. 

Neste artigo, vamos explorar o perfil do empreendedor no Brasil a fim de desmistificar ideias pré-concebidas e conhecer melhor as características do franqueado do Quiero Café. Esperamos que você se descubra nas linhas a seguir como um empreendedor em potencial em busca de oportunidades

O que é empreender? 

Muitos podem dizer imediatamente que é abrir um negócio próprio. Isso é, na verdade, a consequência de um movimento e uma disposição inicial que devem ser descobertos e desenvolvidos. 

Antes de tudo, para que aumentem as taxas de sucesso, é preciso ser motivado por um propósito maior que seja capaz de iluminar os caminhos mesmo quando as dificuldades aparecerem. Essa ideia deve nortear ações e decisões e precisa ser clara na mente do empreendedor. 

É necessário acreditar na proposta do que se vai oferecer, seja um produto ou serviço. Ter crença é um dos fatores iniciais nessa jornada. Para qualquer que seja o perfil do negócio, é preciso enxergar ali vantagens verdadeiras e uma possibilidade de afetar positivamente a vida das pessoas ao redor, sejam parceiros, colaboradores ou clientes finais. 

O empreendedor também tem que ter uma boa percepção de mercado que o faça enxergar oportunidades. Este pode ser um turn point para o futuro empresário. A capacidade de perceber o que vale a pena e o que pode ser alvo de investimento é um grande diferencial. Pois é, a partir desse ponto, que surgem as grandes ideias e as decisões importantes são tomadas. 

Perfil do franqueado no Brasil 

Um franqueado é, antes de tudo, um empreendedor que conseguiu enxergar as oportunidades de que falamos acima. Com o mesmo vigor em sustentar uma ideia promissora, que pode impactar vidas e contribuir com trocas humanas e comerciais éticas. 

Ao escolher uma franquia, o empreendedor embarca em uma ideia já construída, testada e implementada. A vantagem é que esse caminho já trilhado será compartilhado com os ajustes necessários. É uma forma de ganhar tempo, ao usufruir da vantagem de quem já abriu espaço anteriormente e foi capaz de corrigir erros e otimizar acertos. 

O franqueado no Brasil sonha com sua autonomia e isso é um ponto positivo, pois é um trunfo motivador para o negócio. Mas ele deve achar o equilíbrio entre a tão sonhada liberdade e a capacidade de seguir os direcionamentos da franquia. Afinal, como dissemos, uma franquia é um processo de transferência de know-how com todo suporte necessário ao pleno desenvolvimento da franquia. Então, naturalmente, há metodologias e formatos a serem seguidos a fim de alcançar melhores resultados. 

Outra característica do franqueador brasileiro é manter boas relações interpessoais que permitirão uma boa troca entre franqueado e franquia e com a equipe que compõe a empresa. Saber ouvir, ter facilidade de se comunicar e ter práticas gentis e motivadoras são fundamentais para o ato de empreender a partir do modelo de franquias. 

Liderança e cooperação 

Uma característica fundamental para embarcar no projeto é a capacidade de liderança de um time que deve se manter unido e afinado em um propósito comum. É preciso despertar o melhor de cada um, com sabedoria e vontade de alcançar os resultados esperados.

Ser líder é uma característica requisitada para um franqueado, assim como a habilidade de cooperar entre as partes, colocando, sempre que necessário, a mão na massa, se juntando ao operacional de forma a inspirar e direcionar a sua equipe.

Cultivar boas relações, mantendo sempre um equilíbrio emocional, mesmo diante das crises e adversidades, é um fator que garante mais estabilidade na gestão e deve ser um norteador do dia a dia gerencial. 

Perfil do franqueado do Quiero Café 

Tudo o que discutimos acima deve ser tomado como base para o perfil do nosso franqueado: liderança, desejo por autonomia, motivação para o próprio negócio, compromisso para seguir as diretrizes da franquia e disponibilidade para se dedicar ao empreendimento e ao seu time. 

No entanto, o Quiero Café vai além na sua busca de parceria. Prezamos pela proximidade, bom relacionamento, empatia e atenção para compartilhar nossa expertise que vai muito além de servir cafés ou um cardápio diferenciado. Nos focamos na arte de proporcionar encontros e experiências multissensoriais para os clientes finais.

Como uma marca consolidada no mercado e há mais de seis anos de operação, o Quiero Café oferece equipe interna de marketing, suporte à logística e suprimentos, análises financeiras e de resultado, treinamentos periódicos, projeto arquitetônico e orientação em todas as áreas que envolvem o negócio. Tudo isso para acolher o empreendedor que acredita nesse encontro. Somos, acima de tudo, humanos e gostamos de nos relacionar com empatia, respeito, inovação e muita diversidade. Se você se enxerga nessas características e compartilha de nossa ideia, entre em contato conosco para conhecer todos os nossos benefícios e seja bem-vindo à nossa rede: https://bit.ly/30HcyWA

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