Um dos questionamentos mais comuns relacionados a estratégias de marketing e comunicação ao se tratar de franquias é sobre a eficácia de ações nacionais (para toda a rede) e a possibilidade de campanhas locais, respeitando o contexto de cada unidade.
É verdade, pois uma das vantagens de se optar pelo modelo de franquia está justamente no acesso a uma equipe de marketing da rede e material e planos de divulgação. Entretanto, tanto a rede quanto cada franqueado devem entender a relevância de se pensar nas promoções de marca, produto e serviços localmente.
Afinal, cada localidade, seja estado, cidade ou até mesmo bairro, tem realidades diferentes, sociais e culturais, levando a demandas, formas de entendimento e diálogos diferentes.
Por exemplo, em uma cidade grande, com dificuldade de espaço para estacionar, uma promoção com acesso grátis a um estacionamento pago próximo pode ser considerada uma grande vantagem. Enquanto uma cidade pequena onde as pessoas se deslocam a pé, de bicicleta ou transporte público, essa promoção não faz a menor diferença.
O Quiero Café não só compreende como apoia as parcerias locais dos seus franqueados. Para quem tem dúvidas sobre a importância das ações promocionais locais, segue com a gente neste artigo.
O poder das ações promocionais locais
O consumidor de uma marca reconhecida como o Quiero Café sabe se tratar de uma franquia e entende sobre padronização de cardápio, layout de loja e outras questões comuns a este tipo de operação. Para que a marca seja reconhecida em qualquer lugar, o Quiero Café entende que a padronização é fundamental.
Para se aproximar cada vez mais do seu cliente final, a Franqueadora do Quiero Café permite que o Franqueado da rede participe de eventos na sua cidade, promovendo uma ativação da marca. Seja apenas com a exposição da mesma ou com a distribuição de benefícios ao público, podendo ser através de produtos no próprio evento ou com vouchers para consumo em sua loja.
O Franqueado é incentivado a desenvolver cada vez mais um relacionamento próximo com sua comunidade, realizando ações locais de marketing, por exemplo, e também parcerias com empresas da cidade, promovendo descontos exclusivos a seus clientes para frequentar a loja em algum determinado período do dia. Além disso, o Quiero Café disponibiliza aos seus Franqueados materiais personalizados para divulgação destas ações, parcerias e outras promoções que a loja oferece aos seus clientes.
Com a permissão e o incentivo da prática destas ações a marca fica cada vez mais conhecida na cidade, conquistando novos clientes e permitindo a fidelização deles através das boas experiências dentro da loja. E isto, pode se tornar um grande diferencial para o sucesso da rede e da unidade.
Padronizar com espaço para o peculiar é entender a individualidade do consumidor, é promover encontros e conexões. Esse é o propósito do Quiero Café. O consumidor valorizado valoriza ainda mais a marca.
As vantagens das ações promocionais locais
De forma mais abrangente, a grande vantagem do marketing local é a aproximação com o consumidor. Entretanto, há várias outras. Vamos a elas:
- Boca a boca: ou a boa e velha indicação é mais recorrente quando o assunto a se dividir encontra eco. Em outras palavras, uma promoção considerando aspectos regionais desperta mais interesse entre os membros da comunidade.
- Relevância: como no exemplo do estacionamento, as estratégias locais são elaboradas a partir das demandas locais, ou seja, do interesse das pessoas. Damos relevância ao que nos interessa.
- Fidelização: o consumidor se torna leal à marca quando ela dialoga com ele, escuta e compreende. Ações locais sugerem essa relação.
- Destaque da concorrência: é sempre bom lembrar sobre o bairrismo em algumas regiões, ou seja, as pessoas darem mais valor ao que é de sua cidade. Uma franquia quando promove marketing local coloca a marca como tal e ganha mais espaço junto ao cliente combatendo a concorrência com mais eficiência.
Aliando ações promocionais locais e de rede
Para o sucesso das ações locais, é preciso a parceria da rede no sentido de instruir o franqueado no uso correto da marca, naquilo com poder de potencializar o conceito. Também o contrário, avaliar quando determinada comunicação pode criar prejuízos para a marca.
É completamente possível aliar o geral com o local, unir forças entre ações promocionais locais e ações da rede. Por isso, a importância do diálogo entre franqueadora e franqueados para o sucesso institucional e de cada unidade.Pensar global e agir local continua sendo um caminho para divulgação eficiente e prospecção de novos clientes. Faça parte do sucesso Quiero Café, seja um dos nossos franqueados. Acesse: https://bit.ly/3y636JC