O que se deve fazer para satisfazer os consumidores?
Você sabia que, hoje em dia, a otimização dos canais de acesso a um determinado estabelecimento é a estratégia perfeita para quem quer ganhar visibilidade e reconhecimento? Clientes estão em busca de fornecedores capazes de proporcionar agilidade e conforto ao mesmo tempo.
Por isso, esta estratégia, também chamada de “omnichannel”, é tão importante para uma franquia e tem total possibilidade de potencializar as vendas da marca.
O “omnichannel” é a estratégia perfeita de negócio para a interação dos canais de comunicação de uma rede franqueadora. O objetivo da ferramenta é melhorar cada vez mais a experiência do cliente, integrando o online ao offline.
Vamos ver como isso é possível!
Sem ruídos na comunicação
Quando uma franquia opta por oferecer experiências omnichannel aos clientes, automaticamente, ela se conecta a eles por diversos canais – online, offline e ambos ao mesmo tempo, sem ruídos na comunicação.
Por exemplo, no caso da Quiero Café, o cliente tem a possibilidade de olhar o cardápio no próprio estabelecimento, escolher o que quer comer e beber e esperar pelo pedido.
Mas, quando o tempo é curto, ele pode também consultar o cardápio pelo site, redes sociais ou telefone, decidir o que vai querer antes mesmo de chegar na loja e quando chegar somente realizar o seu pedido com um atendente e consumir no estabelecimento. E mais, se não quiser sair de casa, pode pedir via sistema delivery. E neste caso, o serviço passa a ser todo online, com exceção da degustação, é claro!
A rede ainda oferece um canal de atendimento ao cliente, pelo qual ele pode tirar dúvidas e encontrar unidades próximas também. Ou seja, são diferentes canais e possibilidades de atendimento que levam o consumidor (multicanal) a um mesmo propósito: satisfazer os seus desejos com qualidade e muito sabor!
Vantagens e mais…
São inúmeras as vantagens que levam uma franquia a utilizar a estratégia omnichannel em sua rede, de modo que todas as unidades estejam constantemente conectadas a diversos canais de atendimento.
A possibilidade de manter a solidez da marca talvez seja a principal, já que através desta interação se tem o poder de transmitir ao cliente uma mensagem única, usando vertentes variadas. Além disto, outras vantagens também merecem atenção.
Por isso, destacamos algumas:
- Integração: Isso quer dizer englobar todas as experiências dos clientes! Para reter o público, é necessário uniformizar a sua vivência com a marca, de modo a sanar todas as suas necessidades.
- Eficiência: O omnichannel é uma ferramenta essencial para uma franquia que queira conquistar cada vez mais os clientes. Isso porque ela aprimora a relação entre a marca e o público desde o primeiro contato até o pós-venda. Dessa forma, também, é possível que a rede tenha total controle sobre suas ações, marketing e relacionamento com o cliente, de modo a apresentar ao mundo sua eficiência.
- Vendas: A franquia firma sua presença nos principais pontos de contato do público. Isso é essencial para potencializar a taxa de aproveitamento das oportunidades de vendas das unidades. Tudo isso, pelo alinhamento do discurso oferecido aos clientes.
- Satisfação: Normalmente, a utilização do omnichannel converte a experiência do cliente em satisfação. Esse poder acontece devido a personalização e foco nas necessidades do consumidor com o objetivo de atendê-lo por diversos canais com um discurso totalmente alinhado.
- Fidelização: Uma vez satisfeito, o cliente se torna fiel. Com a comunicação condizente do Omnichannel, a reputação da franquia se torna positiva em diferentes núcleos de público, que passa a ser conhecida como eficiente em cumprir os desejos dos clientes. Logo, eles voltarão mais vezes e indicarão a marca a outras pessoas.
Se você está buscando empreender com franquias, não deixe de conhecer o modelo do Quiero Café: https://bit.ly/3T5RZs7