Como saber se um restaurante é responsável quanto à saúde dos clientes?

7/2/2023 | Franquias

Além dos alimentos de boa procedência, as preparações e a conservação devem ser perfeitamente adequadas

Toda franquia do segmento de alimentação deve ter total responsabilidade com o que fornece aos clientes, uma vez que está lidando com pessoas e a saúde delas deve ser priorizada. O que um restaurante serve ao público deve ser saboroso, nutritivo, bem-conservado para evitar contaminações e de excelente procedência.

É por isso que, quando uma pessoa procura um restaurante para se alimentar, a franquia é sempre uma escolha no topo da lista, uma vez que sua identidade é conhecida pelo público. Logo, a responsabilidade é maior ainda.

É primordial que o estabelecimento forneça alimentos frescos e saudáveis (conforme faz o Quiero Café). Para mostrar que se preocupa com a saúde dos clientes, um restaurante tem de apresentar um trabalho completamente transparente.

Deve-se ter total zelo com a saúde e o bem-estar dos clientes, exercendo certas responsabilidades. Algumas estão abaixo, confira!

Normas alimentares

Nem sempre é possível as pessoas comerem em casa, mas todos gostam de uma comida caseira; isso é indiscutível. Por isso, os clientes acabam procurando um local em que a comida tenha qualidade, com ingredientes selecionados.

Para garantir essa segurança na alimentação, todo restaurante  – franquia ou não – deve seguir as recomendações de órgãos competentes como Anvisa, OMS, além do Guia Alimentar da População Brasileira. As regras de tais instituições garantem que a saúde seja prioridade nos respectivos food services.

Outra obrigação dos restaurantes quanto à saúde dos clientes é ter um profissional que seja responsável por aplicar todas as recomendações das agências de saúde em paralelo às normas de boas práticas de produção e culinária, garantindo qualidade dos pratos oferecidos, bem como a segurança dos clientes. 

Alimentos frescos

Além do sabor e bom preparo dos alimentos, é necessário que todo restaurante faça uso de produtos frescos, de modo que seus fornecedores sejam também confiáveis. Desde produtos de hortifruti, carnes, cereais e mantimentos diversos, todos devem estar dentro do prazo de validade e ter uma honesta procedência. 

O Quiero Café, por exemplo, tem como uma de suas responsabilidades, estruturar toda a cadeia de suprimentos para os seus Franqueados, com todos os insumos necessários para operação e seus respectivos fornecedores. Desta forma, a rede garante qualidade e procedência em todos os seus produtos oferecidos ao cliente.

Além dos alimentos de boa procedência, as preparações devem ser perfeitamente adequadas e a conservação também. A quantidade em estoque também deve ser muito bem controlada, de modo que nenhum produto pereça.

Os pratos, por sua vez, devem ser elaborados com foco na saúde dos clientes. O cardápio deve ser variado, com opções saborosas e que supram as necessidades nutricionais de quem se alimenta. 

Além do sabor, saúde e bem-estar devem estar sempre na linha de frente! Mais uma vez, todo restaurante deve ser certificado pelo seu alto padrão de qualidade e segurança alimentar. Além disso, os profissionais atuantes também devem receber treinamento e orientações para execução, de modo que cumpram com os padrões de qualidade e exigências sanitárias, por exemplo. 

Uma cozinha de qualidade!

Todo cliente tem o direito de consumir produtos de qualidade em todo estabelecimento que frequentar e para isto é fundamental que no dia a dia, mesmo com tantos pedidos que um food service pode receber, a organização de uma cozinha seja mantida. Desde a higiene do local, como também dos materiais e utensílios utilizados. 

Práticas de higiene devem vir em primeiro lugar, sem falar nos equipamentos dos restaurantes que devem ser de um material que evite ferrugem e contaminação.

Uniforme, touca, limpeza pessoal e sem adornos. Assim deve estar a equipe da cozinha, que não deve ficar circulando pelo restaurante, mas restrita ao local de produção dos alimentos para evitar o “leva e traz” de bactérias. 

Uma equipe bem treinada é fundamental para a preparação dos alimentos e saúde dos clientes. Segurança alimentar é uma responsabilidade da qual nenhum restaurante deve abrir mão. Todos merecem saúde!

Compromisso do Quiero Café com seus Franqueados e clientes

Além de ser responsável por estruturar toda a cadeia de suprimentos de cada unidade, selecionando o fornecedor de cada insumo, o Quiero Café também atua em diferentes áreas, visando oferecer ao franqueado o que for necessário para que cada unidade transmita a melhor experiência, qualidade e segurança aos clientes.

Antes de uma loja ser inaugurada, os franqueados e a sua equipe recebem todo treinamento e orientação para que possam no dia a dia de sua operação na unidade seguirem todos os padrões de saúde recomendados pelos órgãos competentes.

E para que este padrão se mantenha ao longo do tempo, o franqueado tem acesso direto a toda equipe de suporte da marca, que atende a todas as demandas, dúvidas e dá os direcionamentos corretos em cada situação, bem como, com frequência os consultores de campo realizam visitas nas unidades para acompanhar o andamento da operação e promover a orientação de eventuais ajustes necessários.

Ao se tornar um franqueado do Quiero Café, você terá todo o treinamento e suporte necessários para garantir a segurança dos seus clientes. Conheça nosso modelo: https://conteudo.quierocafe.com.br/seja-um-franqueado

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