Embora, hoje, tenhamos uma avalanche de oportunidades virtuais, com redes sociais em alta, marketplaces trabalhando a todo vapor, inbound marketing promovendo marcas e a omnicanalidade com suas ferramentas incríveis, as feiras e os eventos segmentados continuam contribuindo (e muito) para os negócios.
São locais de partilha de novidades, inovações nos setores e uma ótima oportunidade de aquisição de conhecimento. Todo franqueado deve manter seu interesse alto nesse tipo de evento, frequentando sempre que possível.
Não precisa necessariamente ser um expositor para agregar valor para o seu negócio em uma feira. A participação como visitante também é muito importante. Entenda mais lendo este artigo até o fim.
1. A marca em evidência
Uma loja franqueada tem a seu favor, muitas vezes, a visibilidade e identidade de uma marca já consolidada. Entretanto, a participação em eventos e/ou feiras, pode ser uma oportunidade de se conectar a novos clientes, pessoas e também fidelizar àqueles que já conhecem a marca.
Neste caso em questão, para que esta participação seja um sucesso, é necessário que se compreenda alguns aspectos com relação ao evento, de modo que o franqueado possa contar com o apoio da sua franqueadora na avaliação e organização do mesmo.
Entender o propósito, o público que irá frequentar e o quanto irá demandar de atenção e tempo do próprio franqueado, são alguns destes pontos importantes. O papel da franqueadora neste caso, é refletir junto com o franqueado, se a participação no evento, primeiro, poderá ser positiva para a marca e também para a própria unidade do franqueado. E segundo, se naquele momento a situação da sua loja permite que ele dê a atenção necessária ao mesmo.
Tudo isso é parte de uma estratégia chamada branding, que diz respeito à gestão de uma marca frente ao público-alvo, com estratégias para a fixação da sua imagem, tais como slogans, símbolos, logotipos e diversas ações que coloquem o negócio em evidência. Estar no meio do público é essencial para a apresentação, fortalecimento e defesa de um negócio.
Já como visitante, o franqueado tem a oportunidade de conhecer outras marcas, entender a sua dinâmica de negócio, como elas se comunicam com seus clientes e conhecer seus aspectos positivos, que tem contribuído para o crescimento das mesmas. Além disso, é uma boa oportunidade de se conectar com estes empreendedores que estão à frente destas marcas, com intuito de se inspirar, compartilhar experiências, desenvolver networking e ampliar seu conhecimento.
2. Proximidade com o público
Ao visitar uma feira de negócios, você passa a ter contato com os expositores como um cliente, ou seja, é possível se ter uma melhor percepção das técnicas de comunicação utilizadas, a forma como transmitem o conhecimento e a paixão que possuem pelo seu negócio.
Com isto, o franqueado consegue através destas percepções, identificar possíveis pontos de melhoria em sua comunicação, que ele pode aprimorar no dia a dia em seu contato com a equipe e com o cliente, a fim de evoluir em questão de experiência e também em uma relação mais próxima com os mesmos.
Como expositor, é o público que vai até você, e isto se torna uma oportunidade perfeita para estreitar o relacionamento com os clientes, de modo a entender um pouco mais sobre as suas dores, seus desejos e suas dúvidas em relação ao segmento em que a marca atua, bem como o que está por trás dela.
Além disso, a oportunidade não se resume a apenas colher informações destes clientes, mas aproveitá-las para de alguma forma tentar atender a estas demandas. Neste contato com o público é possível transmitir um pouco da cultura da marca, sua história, o propósito que ela carrega consigo no atendimento aos clientes e também, é uma ótima oportunidade para o franqueado trazer os motivos que o levaram a investir neste negócio. Sem dúvidas, um franqueado apaixonado pelo seu negócio não mede esforços para atender com excelência os seus clientes.
3. Networking é essencial
As feiras e os eventos geram ótimas oportunidades para um franqueado ampliar sua rede de relacionamentos, ou seja, seu networking. Através destes, o franqueado consegue conhecer novas pessoas, sendo elas, possíveis consumidores, empreendedores, entre outros, sejam elas ligadas ao mesmo ramo ou a setores distintos também.
Estar aberto a este processo de desenvolvimento de networking é sempre válido, afinal, todo networking traz mais conhecimento e novas experiências, além de oportunidades de contato com novos fornecedores, profissionais qualificados, clientes, etc.
Aqui, temos também a chance de poder observar outros negócios e como o mercado vem se movimentando, se comportando, frente aos desafios e as próprias oportunidades que vem surgindo. Abrir este leque de relações é imprescindível para se manter atualizado e preparado para o futuro.
4. Realização de parcerias
Estar atento à movimentação do mercado é um ponto importante para um empreendedor que busca ampliar os negócios da sua própria marca, pois eventos e feiras são grandes oportunidades para desenvolver parcerias com novos fornecedores, empresas, clientes, entre outros.
Já para um franqueado, as oportunidades estão ligadas a acompanhar esta movimentação das partes e tentar prospectar os mesmos para se tornarem clientes da sua marca ou desenvolver alguma parceria especial, afinal, se você possui uma franquia de alimentação, saiba que o seu espaço pode ser o local ideal para reuniões, coworking e fechamento de outros negócios.
5. Conhecendo as franquias
As feiras do segmento de franchising são uma oportunidade e tanto para todo empreendedor – seja ele novo no ramo ou já com sua participação firmada. Ou seja, mesmo já sendo um franqueado, aproveite para se inteirar dos assuntos pertinentes ao setor nos eventos especiais.
Feiras e eventos com foco exclusivo em franquias trazem dados de mercado, projeções e contatos valiosos, além de te permitir conhecer ainda mais sobre este setor, como funciona e outras marcas que vem fazendo sucesso ao longo do tempo.
A conclusão é de que a participação de franqueados em feiras de negócios deve estar no radar de qualquer empreendedor, pois é nestes locais que surgem muitas oportunidades de conhecer o mercado, dinâmicas de funcionamento e adquirir conhecimentos aplicáveis na sua franquia.
A equipe do Quiero Café busca estar sempre atenta ao mercado, seja participando de feiras, eventos, cursos, pesquisando e se inteirando sobre assuntos pertinentes, e também com acesso a informações que compartilham com sua rede de contatos, networking.
Com estas informações, a rede objetiva evoluir constantemente em todas as áreas da marca e busca compartilhar com os seus franqueados assuntos relevantes, de forma a contribuir para o desenvolvimento em conjunto da marca.
Além disto, nossa equipe entende a importância de o franqueado também se desenvolver como gestor e empreendedor, afinal, empreender tem inúmeros desafios, e esta busca por conhecimento é vital para evolução do negócio.
Feiras e eventos são vistos como oportunidades para os franqueados, como vimos até aqui, e mais do que isto, como foi mencionado no início deste texto, temos inúmeras oportunidades de fácil acesso hoje, seja através de conteúdos, livros, artigos, textos, entre tantos outros, e ter uma rotina para aproveitá-los pode ser ainda mais essencial para o seu desenvolvimento.
Se você ainda não faz parte da nossa rede, não deixe de conhecer nosso modelo de negócio: conteudo.quierocafe.com.br/seja-um-franqueado