Regidos pela era da informação, colher dados e analisá-los é imprescindível para o sucesso de qualquer empreendimento. As tomadas de decisão precisam estar apoiadas em bases sólidas surgidas do conhecimento do próprio negócio em si e do mercado do qual ele faz parte.
Alguns desses dados já estão consolidados como necessários e até inclusos na gestão de marketing, como características e hábitos do consumidor. Entretanto, pouco se fala sobre perfil dos produtos.
Este é o tema do nosso artigo. Afinal, uma franquia com uma extensa variedade de produtos precisa conhecê-los um a um para, através de seus dados, incrementar as vendas e ter uma boa gestão de custos e de suprimentos.
Os produtos Quiero Café
O Quiero Café nasceu com a proposta de ser um ambiente onde as pessoas tenham o prazer de estar e se encontrar, desfrutando de produtos de qualidade, de um ambiente aconchegante e com um atendimento mais próximo e humano.
Por isso, ao longo da história, a marca buscou dar atenção a cada detalhe para ampliar a experiência de seus clientes, no projeto arquitetônico concebido para oferecer um lugar acolhedor, no treinamento e suporte ao franqueado e sua equipe, e no desenvolvimento de um cardápio completo para servir a diferentes desejos e momentos do dia das pessoas.
Através dos dados sobre estes produtos, somos capazes de identificar os custos de cada um, a performance de vendas, perecibilidade e a exigência ou não de mudanças em insumos, receitas ou até mesmo substituição no cardápio.
Fichas técnicas dos produtos: onde os dados começam a se mostrar
A ficha técnica de um produto alimentício é o documento onde consta toda a referência de fabricação do mesmo, incluindo os insumos utilizados e processos realizados para a transformar uma série de itens em um produto final.
Em uma franquia é comum que cada item do cardápio possua a sua respectiva ficha técnica, visando ter documentado todo o procedimento que deve ser realizado e a quantidade de cada insumo, facilitando assim no dia a dia a conferência e a produção, de modo que a entrega ao consumidor final seja dentro dos padrões estabelecidos pela marca.
Este documento serve também de apoio para que o franqueado consiga acompanhar os processos de produção junto a equipe, ter um maior controle na gestão dos insumos utilizados e auxiliar no treinamento dos seus colaboradores.
Este documento é desenvolvido e testado por profissionais da própria marca e vem para padronizar os processos de produção dentro da franquia. A ficha é composta pelos seguintes itens:
- Ingredientes – a quantidade exata de cada um;
- A receita ou processo de fabricação – quantas porções rende;
- A classificação do alimento – se prato, doce, salgado, drinks, por exemplo;
- O peso por porção;
- O nome do prato ou alimento tendo como exemplo, espresso com leite, salada tropical, frango à cavalo, medialuna com carne de panela e cheddar;
- Data de atualização – ou seja, a última vez que a ficha foi revista.
Outras informações podem ser inseridas. A grande questão é ter todos esses dados à mão, não só para manter uma padronização da receita e personalidade do prato, mas também para auxílio na gestão.
Afinal, sabendo a quantidade correta de insumos e o processo de produção de cada produto, fica mais fácil para o franqueado o acompanhamento diário, visto que possui a clareza do que está ou não sendo feito conforme os padrões pré-estabelecidos pela marca.
Dados que beneficiam toda a rede
A utilização de dados é vital para o crescimento de um negócio e principalmente para que ele se mantenha sustentável ao longo do tempo. E através da análise dos mesmos é possível cruzar com a realidade do estabelecimento e do mercado em que ele está inserido, para que assim, se tenha uma visão ampla e possa se propor alguma tomada de decisão necessária.
- Custos de produção de um produto
Abordamos a importância de uma ficha técnica, pois é ela quem dá as diretrizes para a produção correta de um determinado produto. Também ligado a ela, está a estruturação do CPV de cada produto, ou seja o custo que vai ser gerado para a produção do mesmo.
A equipe do Quiero Café, conta com profissionais focados nesta estruturação de custos, sendo assim, cada produto que é produzido e servido nas lojas, tem o seu CPV já calculado, não necessitando que o Franqueado drene energia para realizar este cálculo.
Vale ressaltar que este trabalho de estruturação de custos, também é feito para cada novo produto desenvolvido pela marca.
- Precificação de cardápio
Com os custos de produção já calculados, outro passo importante é que seja feita uma correta precificação do preço de venda. Para isto, não só o custo de produção deve ser levado em conta, mas outros custos que fazem também parte daquela operação, como custo de aluguel, água, luz, funcionários, entre outros.
O Quiero Café presta todo o suporte ao franqueado neste momento e é quem faz a definição do preço de venda a ser utilizado em cada produto em suas unidades, levando em conta todos os custos mencionados, bem como o objetivo de tornar aquela unidade rentável ao seu franqueado.
- Fichas técnicas
A padronização da produção de produtos é fundamental para uma futura geração de resultado no negócio e principalmente, se tratando de uma franquia, para oferecer a mesma experiência ao consumidor final em diferentes cidades.
Para que esta padronização seja possível, é necessário que o franqueado treine e acompanhe os processos com os colaboradores, mas antes disto que tenha fácil acesso a estes documentos já desenvolvidos.
Os franqueados do Quiero Café, durante o processo de implantação da sua unidade, passam a ter acesso a todos os documentos necessários para que tenham subsídio na gestão do seu negócio, as fichas técnicas, por exemplo, são todas impressas e subdivididas em cada setor produtivo (bar e cozinha), sendo feito um treinamento focado em cada setor para aprender na prática a utilização deste documentos.
Outro ponto importante, é que a nossa equipe está constantemente analisando os procedimentos de produção, para fazer ajustes necessários, seja para facilitar a operação da loja ou para otimizar os custos.
Cada ajuste ou atualização em documentos são comunicados ao franqueado e o mesmo recebe o documento em sua última versão. Em caso de necessidade de reimpressão, cada franqueado tem acesso a uma Central, onde constam todos os documentos disponíveis para consulta a qualquer momento, e além disto, toda a equipe do Quiero Café está disponível para auxiliar o franqueado em todas as suas demandas, incluindo demandas operacionais com relação a processos.
- Análise Financeira
Mensalmente, cada franqueado da rede do Quiero Café recebe uma análise de dados na individualidade da sua unidade. Com ela o franqueado tem o diagnóstico completo da sua operação naquele período comparado também a períodos anteriores dela e da própria rede.
Conseguindo assim, verificar qual o cenário atual em questão de faturamento, vendas e indicadores, bem como quais são os pontos de melhoria que ele necessita dar uma maior atenção no dia a dia para que sua loja alcance resultados ainda mais positivos.
Esta análise é fundamental para que o franqueado tenha uma maior clareza de qual deve ser o seu principal foco, pois em muitas das vezes, o problema não está relacionado apenas a vendas e sim a um bom controle de indicadores.
Recentemente publicamos um texto que aborda um pouco mais sobre esta Análise, clique aqui e saiba mais.
- Ações de marketing
Fazer ações de marketing tem um valor muito grande para fortalecimento da marca, bem como contribui para crescimento de vendas e aquisição de novos clientes. Mas antes de desenvolver qualquer campanha de marketing, é preciso que se analise o cenário atual de uma operação, para que aquela campanha gere resultados positivos para a marca e para o estabelecimento.
O Quiero Café frequentemente desenvolve campanhas da marca, que englobam todas as unidades em operação. Estas ações visam engajar os franqueados, colaboradores e clientes para uma geração de maior fluxo nas lojas e consequentemente mais vendas.
Além disso, para o desenvolvimento destas campanhas a marca conta com um amplo histórico de dados que auxiliam na tomada de decisão de quais ações podem ou não gerar mais resultado para as lojas.
Há também as ações de marketing locais, em que cada Franqueado tem a possibilidade de desenvolver uma campanha ou parceria exclusiva para a sua loja. Nestas campanhas, como é uma prática comum da marca, são utilizados dados de campanhas ou ações já realizadas em outros momentos pela rede, para auxiliar o franqueado no processo de decisão de qual ação tende a gerar o resultado esperado por ele.
Outro ponto importante, quando o franqueado tem interesse em desenvolver uma campanha local, a equipe do Quiero Café avalia no primeiro momento como está o cenário daquela unidade, baseado no acompanhamento da análise financeira, nos comentários em redes sociais e do próprio contato com o franqueado, visando compreender se naquele momento é válido ou não desenvolver alguma ação.
Esta avaliação é fundamental, visto que em determinados momentos a franquia pode estar passando por alguma turbulência na operação, como a rotatividade de colaboradores, uma gestão não tão eficaz nos indicadores, etc; e a realização de ações neste momento podem não gerar um resultado positivo ou em alguns casos até gerar algum ônus inesperado, como a insatisfação de algum cliente.
Considerando que a franquia está em um momento positivo para desenvolvimento de alguma campanha de marketing, além da consulta no histórico da rede e contato com a equipe do Quiero, é também utilizado dados da análise financeira, como por exemplo o cenário de vendas daquela loja.
As vendas na análise financeira, apresentam quais horários a loja tem um movimento mais forte e quais ainda tem potencial de crescimento, assim como os tipos produtos que são mais vendidos, por exemplo: pratos, doces, salgados, café, etc. Com a apuração destes dados, nossa equipe auxilia o franqueado a desenvolver uma campanha mais focada em horários que ainda se tem oportunidade de crescimento, de modo a conseguir um movimento mais contínuo durante todo o dia.
Sem dúvidas, os dados agregam e dão a base necessária de informações para uma boa tomada de decisão em qualquer negócio.
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