Por que o Quiero é Café, Restaurante e Bar?

7/7/2023 | Franquias

Uma necessidade que se tornou um diferencial da marca

Em 2015, ano em que o Quiero Café foi fundado, a cidade de Teutônia contava com diversos estabelecimentos que ofereciam produtos de ótima qualidade. No entanto, uma cafeteria que oferecesse um ambiente aconchegante, propício para que os clientes pudessem fazer uma reunião ou trabalhar, e que contasse com um serviço de atendimento na mesa, era carente na cidade. 

Naquela época não havia nenhuma máquina de café espresso na cidade, e foi por este motivo, somado a carência de um espaço aconchegante, que um dos chefes de Felipe em uma de suas visitas brincou, dizendo que ele precisava abrir um café na cidade. 

Felipe conversou com Matheus, um de seus amigos de infância, apresentou a ideia e, por mais que pudesse parecer algo fora da realidade deles, já que nenhum dos dois tinha experiência no ramo de alimentação, a ideia logo começou a ser desenvolvida e em três meses estavam inaugurando o Quiero Café. 

Quiero Café Teutônia/RS – 2015

Ambos eram naturais de Teutônia, conheciam muitos lugares e sabiam que os Teutonienses não tinham uma cultura muito forte de frequentar cafeterias. Por isso, tinham muito claro que se o novo negócio dependesse exclusivamente da venda de cafés, seria limitado demais e a conta não iria fechar. 

Através desta necessidade de tornar o negócio sustentável, decidiram agregar ao cardápio opções de doces e salgados, opções para o almoço com algumas saladas e sanduíches, e também itens para o happy hour, com bebidas e petiscos.

O Quiero, desde o início da sua história, foi um estabelecimento que se desenvolveu com o cliente no centro. Feedback’s, críticas, dicas, sempre foram bem-vindas e tudo foi contribuindo para que o negócio continuasse oferecendo uma experiência cada vez melhor.  

Escutando estas informações que vinham de clientes e estudando o mercado, novas opções foram sendo incrementadas no cardápio, visando atender as necessidades de um cliente ao longo de todo o dia e de tornar o Quiero um espaço que fizesse parte da rotina das pessoas. O Quiero Café é um café, restaurante e bar, e oferece nas suas unidades, um cardápio com mais de 400 opções, do café da manhã ao jantar servidas durante o dia inteiro. 

O Paradoxo do Quiero Café

Ao longo dos anos, com a evolução e crescimento de todo o modelo de negócio do Quiero, a amplitude do cardápio foi se tornando um dos principais motivos por tornar a operação de uma unidade tão complexa. O Franqueado que decide empreender com uma loja do Quiero acaba enfrentando além dos desafios de gestão de equipe e carga horária extensa, uma gama enorme de insumos para gerir e de processos, que precisam ser executados conforme os padrões para garantir uma boa experiência ao cliente e uma boa performance financeira da unidade. 

Mesmo o cardápio sendo um dos principais fatores que contribui para a alta complexidade do negócio, é também uma das maiores fortalezas da marca. Oferecer um cardápio com opções para todos os gostos e todos os momentos do dia, permite com que o Quiero consiga se diferenciar e diminuir as sazonalidades de diferentes épocas do ano, assim como as próprias diferenças culturais entre uma região e outra. 

Um crescimento sólido e sustentável

O Quiero iniciou a sua história em uma cidade interiorana de 30 mil habitantes e aos poucos foi expandindo para novas cidades e novas regiões. Apesar do “frio na barriga” de como o novo negócio seria recebido em cada nova localidade, as lojas foram aos poucos conquistando seu espaço e seus clientes fiéis.

Cada uma com as suas particularidades, algumas alcançando um movimento forte desde o início e outras que tiveram um início um pouco mais tranquilo. No Quiero enxergamos que os negócios, assim como uma unidade franqueada, são para o longo prazo e independentemente como é o seu início, é preciso sempre direcionar o foco em realizar uma boa entrega ao cliente que consequentemente o movimento tende a crescer.

Com este crescimento da marca e a chegada das novas unidades em cidades com características completamente distintas, o modelo foi se mostrando cada vez mais sólido e sustentável, não sendo mais algo tão regional, que se mostrava viável apenas em locais onde a marca já era conhecida.

A amplitude no cardápio contribuiu e segue contribuindo para o alcance de um movimento sólido, que gera faturamentos e resultados cada vez mais consistentes para a rede, somado principalmente ao esforço de cada Franqueado, que se identifica com o propósito da marca e diariamente busca disseminar a cultura aos seus colaboradores e tornar a sua unidade um verdadeiro ponto de encontros.

O Quiero Café vai seguir crescendo nos próximos anos da mesma forma que fez durante toda a sua história, ampliando seu número de unidades e área de atuação de forma sustentável para poder continuar gerando encontros e proporcionando experiências multissensoriais a mais pessoas. Aliado a este crescimento em número de lojas, seguirá buscando evolução em diferentes áreas para que cada unidade já operante siga crescendo e se diferenciando no mercado, além de estar fortalecendo e desenvolvendo cada vez mais relacionamentos e conexões verdadeiras com cada pessoa que compõe todo este ecossistema da marca, clientes, franqueados, colaboradores e demais parceiros. 

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