A análise de dados e o sucesso das franquias Quiero Café

3/3/2023 | Franquias

Você sabe da importância de uma análise de dados detalhada para compreender melhor o seu negócio? O Quiero Café sabe, e desde o início da sua história enxergou que uma boa gestão dos indicadores e o controle financeiro são um dos principais quesitos para o sucesso deste e de qualquer negócio.

Todos devem conhecer aquela famosa frase “quem não mede, não gerencia.” É clichê, mas a marca leva muito a sério isto. Por isso, apresenta mensalmente para cada um dos franqueados um relatório detalhado, denominado como análise financeira, onde a equipe do Quiero Café realiza o diagnóstico completo da unidade, levantando dados de faturamento, vendas de produtos e por faixas de horários, e de indicadores de performance. 

Esta análise tem como viés principal, trazer, além dos pontos positivos alcançados naquele período, os pontos de melhoria e quais ações podem ser desenvolvidas, de modo que o franqueado tenha a clareza de onde deve estar seu foco principal dentro da operação, para colocar em prática estas ações e conseguir otimizar a gestão da sua unidade, gerindo e controlando os indicadores, aumentando vendas, bem como, o principal, que é gerando mais resultado, ou seja, lucro líquido. 

O principal método utilizado para apresentar estes dados de forma clara, de fácil compreensão e aplicável ao dia a dia, é trazendo os mesmos em comparativo a períodos atuais e anteriores a outras unidades rede, e também no conceito Same Stores Sales – que iremos explicar no decorrer do texto. 

Vale ressaltar ainda que o histórico de mais de 7 anos da marca, contribui para que a Franqueadora identifique possíveis problemas que podem vir a impactar uma unidade no futuro, permitindo assim traçar caminhos para que o franqueado consiga empregar uma gestão ativa, evitando esses problemas ou os contornando de uma melhor forma.

Além de ao longo deste tempo, cada loja da rede ter enfrentado diferentes ciclos e desafios no dia a dia, o que contribui para o compartilhamento de experiências e ações, que já foram aplicadas em outros momentos e que foram essenciais para a resolução destes desafios, podendo servir desta forma, de exemplo para se aplicar novamente.

Este trabalho é conhecido no mercado por Business Intelligence, um diferencial que o Quiero Café oferece a todos os seus franqueados.

Para você entender melhor como funciona este diferencial da nossa marca, vamos mostrar os conceitos de Business Intelligence, Same Store Sales e Customer Success.

Business Intelligence: a análise de dados do Quiero Café

Conceituando Business Intelligence ou Inteligência de negócios, refere-se a um processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de um negócio.  

Para um franqueado da rede, esta análise de dados pode ser entendida como um verdadeiro mapa, que primeiro identifica onde ela está, ou seja, a situação atual da unidade, seus números alcançados, e o que precisa ser feito pelo franqueado para que ela retome ou siga no caminho correto, caminho este de prosperidade, com boa experiência ao cliente, gestão controlada e geração de resultado.

Estes relatórios periódicos utilizam dados variados que, quando cruzados, dão uma visão completa do que acontece na loja, permitindo enxergar erros, acertos e oportunidades. Não se trata apenas de uma simples análise, algo genérico como é o usual do mercado, mas sim a algo personalizado, que vai a fundo na situação de cada unidade, e se adequa a suas particularidades, afinal, estamos neste caso analisando lojas que operam em diferentes regiões.  

Vale enaltecer também que através do Business Intelligence, é possível comparar, por exemplo, os custos com o insumo “A” de um mês a outro versus a sua venda neste mesmo período, para compreender se o possível aumento no gasto com este insumo refletiu no número das vendas ou não, podendo assim o franqueado identificar se está ocorrendo desperdício deste insumo ou a utilização em quantidade maior do que o padrão proposto pela marca.

Outro exemplo, é possível comparar a escala de horário de trabalho da equipe que está sendo utilizada versus o gráfico de calor da unidade, que demonstra os horários mais movimentados durante o dia daquela loja, permitindo assim que o franqueado revise constantemente a escala e faça ajustes necessários, de modo a evitar ociosidade da equipe e mantendo um nível de qualidade de atendimento ao cliente.

Esses exemplos refletem apenas uma fração de todos os outros que podem ser evidenciados por esta análise, sem dúvidas, o BI do Quiero Café é um verdadeiro guia para ações estratégicas que podem gerar resultados eficazes. 

Same Store Sales: cada unidade, um universo

O conceito Same Store Sales, é uma métrica em que a análise de dados é utilizada para enxergar mais precisamente o quanto uma determinada unidade cresceu ou não de acordo com meses anteriores dela mesma, ou seja, usa como comparativo único o seu próprio histórico.

No BI do Quiero Café, além de utilizar o conceito de Same Store Sales nas análises de cada unidade, também tem por base a comparação com as métricas alcançadas pela rede, ou seja, as médias das demais unidades em operação.

De modo geral, quando a análise apresenta dados Same Store Sales e dados de outras operações, é preciso se ter um cuidado maior ao realizar a comparação, visto que pode em alguns casos não se ter equidade entre as partes analisadas.

Além disto, o próprio franqueado precisa ter muito cuidado ao se comparar com outras unidades, a comparação é importante, desde que não seja para menosprezar ou se vangloriar do seu trabalho, e sim com intuito de pensar como pode seguir evoluindo utilizando o exemplo de outras lojas e franqueados.

No Quiero Café, esta análise mescla dados Same Store Sales com dados de outras unidades em operação, utilizando apenas as médias, de faturamento, indicadores, taxas, entre outros – que são definidas através da soma de todos os valores alcançados e feita divisão pelo número total de operações.

Utilizar também estes dados é uma forma de o franqueado conseguir compreender como está a sua unidade comparada a rede como um todo, se a operação dele, acompanha ou não a média, ou se está acima. Com isto, utilizando as informações extraídas deste comparativo nos dois cenários, Same Store Sales e média da rede, o franqueado tem uma maior clareza do seu real progresso.  

Customer Success: o sucesso de um é o sucesso de todos

Mesmo tendo consciência que a unidade franqueada é um negócio próprio, ao qual cedeu a concessão da marca, o Quiero Café entende cada franquia como extensão da rede e, portanto, deve e precisa ser cuidada da melhor forma possível.

Quando o Quiero Café foi criado, lá em 2015 na cidade de Teutônia/RS, seu propósito era de ser um lugar de aconchego, onde o consumidor pudesse voltar várias vezes durante a semana ou até mesmo ao longo do mesmo dia, não só para experimentar de suas boas refeições, mas para viver boas experiências em um lugar pensado para o seu conforto e bem-estar.

Ao se tornar uma rede de franquias, o propósito permaneceu o mesmo, mas a marca passou a ter um novo cliente, um parceiro de negócio, nosso franqueado. Queremos que toda unidade seja um negócio bom e rentável e que cada empreendedor que confiou em nossa marca para investir tire dela a fonte de realização de seus sonhos. Por isso, nossa maior entrega é para que nosso franqueado tenha tanto sucesso quanto a nossa rede.

A caminho do sucesso

Sabemos que a jornada de um empreendedor é repleta de desafios e inúmeros riscos, alguns deles podem ser mapeados e outros simplesmente acontecem, sem data e, às vezes, sem nenhuma explicação concreta do porquê aconteceu.

Historicamente, empreender através de uma franquia pode ser uma forma de minimizar os riscos e se ter um parceiro que transmita o know how para enfrentar os desafios que estão por vir, assim como compartilhar experiências com demais franqueados, o que pode vir a contribuir e muito nesta jornada.

Ter apoio e força de vontade para enfrentar os desafios é importante para qualquer empreendedor, mas não suficiente para ter um negócio de sucesso.

Anteriormente mencionamos aquela famosa frase de “quem não mede, não gerencia”, e é nela que se concentra o principal divisor de águas para alcançar o sucesso em qualquer negócio.

No Quiero Café, levamos muito a sério o controle financeiro das unidades franqueadas e nos concentramos em dar todo o apoio e direcionamento para que os franqueados possam ter a clareza das ações que precisam colocar em prática no dia a dia para causar impacto positivo no negócio, solucionando problemas e ao longo do tempo revertendo em geração de resultado. 

Todo franqueado novo que ingressa na rede, desde o início compreende a importância deste trabalho da análise financeira, e enxerga o mesmo como um dos principais diferenciais da marca, que contribuíram ao longo destes mais de 7 anos de história para que o Quiero Café crescesse de forma sólida, alcançando resultados expressivos e mantendo todas as lojas inauguradas em operação, sem nenhuma delas encerrada. 

Venha fazer parte da nossa rede e seja mais um case de sucesso. Conheça nosso modelo: https://conteudo.quierocafe.com.br/seja-um-franqueado

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