As franquias estão conquistando o interior. Saiba o porquê.

23/9/2022 | Sem categoria

A interiorização de unidades franqueadas é um negócio escalável, que oferece muitas oportunidades favoráveis aos investidores.

Em um dos posts do Quiero Café aqui no blog, cujo título é: “Tendências e expectativas para o franchising em 2022”, falamos sobre a importância das redes franqueadoras e de seus investidores explorarem novos polos, para além das capitais dos estados. 

Ou seja, investir em cidades do interior, onde é possível encontrar muitas vantagens de negócios, entre elas, competitividade menos acirrada e custos menores com aluguéis e mão de obra.

A propósito, essa ideia tem gerado um movimento além do esperado do setor em cidades menores no Brasil afora. O franchising aderiu à interiorização, como dizem, e tem colhido bons frutos. O objetivo é alcançar cidades promissoras, que reúnem públicos ansiosos por produtos e serviços chancelados por marcas de confiança e alicerçadas.

Quais são as vantagens de investir em pequenos polos?

A interiorização das unidades franqueadas tem a vantagem de acompanhar o crescimento das próprias cidades, principalmente, porque esse tipo de empreendimento é uma das tendências de negócio.

Ou seja, as marcas atraem o público para uma cidade específica, que tende a crescer de forma mútua. Quando uma franquia marca presença no interior, ela ganha destaque, pois já tem sua identidade conhecida pelo público devido ao marketing estabelecido em todo país.

E mais: quanto mais afastada a cidade for da capital, mais demanda ela pode oferecer. Inclusive, como loja de rua, sem a concorrência dos shoppings ou grandes marcas concorrentes

Por sinal, o Quiero Café é perfeitamente apto para tal tipo de investimento, uma vez que a franquia foi projetada para operar diretamente na rua a atender aos mais diversos tipos de público. As unidades franqueadas localizadas na rua têm também certa independência em comparação às lojas de shoppings e galerias, pois podem abrir e fechar em horários mais flexíveis, principalmente, em épocas sazonais.

Além da cidade oferecer menos opções ao público, custos mais baixos com obras e aluguéis e a possibilidade de crescimento com novos polos, a interiorização das franquias proporciona uma menor rotatividade da mão de obra qualificada.

Afinal, não há nada mais trabalhoso para qualquer investidor do que trocar colaboradores com frequência. Por isso, é importante ressaltar que nas cidades do interior isso acontece em menor escala ante aos grandes centros comerciais das capitais.

Este cenário, por sua vez, é possível graças à oferta de empregos nas cidades interioranas que é menor e também porque as pessoas criam maiores laços com seus empregos.

Resumo

A estratégia de interiorizar as franquias é algo que está na mira de diversos investidores e conquista outros tantos. Para se ter uma ideia, de acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), do total de empreendimentos inaugurados de 2019 até o final de 2021, no Brasil, 63% foram instalados fora das grandes capitais ou regiões metropolitanas do país. 

O que prova que o movimento está acontecendo a todo vapor e promete resultados. O objetivo é fugir da saturação, e interiorizar os negócios é uma grande saída. O Quiero Café apoia!

Tanto apoia, que iniciou sua história em uma cidade de 30 mil habitantes e hoje possui diversas unidades em cidades com população inferior a 150 mil habitantes, com performance tão boas quanto cidades com população maior. No Quiero Café, essa tendência já é uma prática.

Conheça nosso modelo de negócio! Visite nosso site!

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter