Como os clientes percebem os benefícios do Quiero Café

18/3/2022 | Mercado

Abrir uma unidade do Quiero Café vai muito além de montar uma cafeteria. É um trabalho da rede franqueadora, juntamente com seus franqueados, de gerar valor para a marca por meio de produtos e serviços.

É algo que tem alta relevância no marketing e produz desejo e alta procura pelos produtos da marca. Isso é feito pensando nos clientes e nos benefícios percebidos a partir da sua experiência.

Neste artigo, vamos mostrar 4 benefícios do marketing e como eles se materializam no negócio da Quiero Café para criar produtos, demandas e encantar os clientes.

4 benefícios do marketing para o Quiero Café

O marketing apresenta 4 categorias de benefícios que podem ser os maiores motivadores dos clientes. Ao percebê-los, mesmo que de forma inconsciente, os clientes se sentem mais seguros e propícios ao consumo.  São eles os benefícios Funcional, Pessoal, Social e Experimental.

Ao reconhecer os valores agregados a um produto ou serviço, ou mesmo o valor da marca, é possível enaltecer as funcionalidades, qualidades e benefícios. E, ao fazer uma avaliação disso, consegue-se desenvolver o que já existe ou criar novos itens para oferecer aos consumidores. Veja a seguir como funciona.

  1. Benefício Funcional

É o benefício essencial do produto ou serviço, ou seja, são os atributos físicos que correspondem à sua funcionalidade e utilidade real, baseado no motivo de existir, como as necessidades básicas, por exemplo.

Os pratos e lanches que o Quiero Café tem em seu cardápio são ótimos representantes de benefício funcional, pois estão associados à necessidade de se alimentar com praticidade, qualidade e conforto no dia a dia. 

Este é o objetivo desse benefício, porém precisa estar sempre em desenvolvimento para que haja melhoria contínua, inovação e diferencial para não manter apenas o produto ou serviço como uma das melhores opções na escolha dos clientes, mas também para manutenção de uma marca forte.

No setor de bares, cafeterias e restaurantes, como é o caso, um exemplo básico para a inovação em algum produto pode ser um café tradicional que passa a ser servido com chantilly ou borda de Nutella como diferencial e assim conquistar mais clientes por sua apresentação, que gera mais desejo. 

2. Benefício Pessoal

Neste caso, esse tipo de benefício vai além do produto ou serviço oferecido. Agrega valor com algo a mais para o cliente que, ao perceber o benefício pessoal, terá uma sensação positiva em relação ao produto, serviço, empresa e marca.

Promoções do tipo “Leve 2 pague 1” ou “Compre o produto X e ganhe o produto Y” fazem parte dessa categoria de benefícios. Neste caso, afetam diretamente o comprador com um diferencial relacionado ao aspecto financeiro dele, mostrando que não haverá gasto maior por isso.

No caso do Quiero Café, a marca inclui em seu cardápio um sortimento de itens com opções para todos os gostos e momentos do dia, seja café da manhã, almoço, café da tarde ou jantar, sem esquecer das opções para pessoas com dietas restritivas.

Nestes casos, reforça a ideia de que a marca precisa estar em constante busca por conhecer seu público-alvo e seus consumidores para saber o que precisam, buscam ou desejam. Assim, consegue ofertar produtos de alta procura pelas pessoas, levando a vendas mais fluentes.

3. Benefício Social

São os benefícios extrínsecos, ou seja, com necessidade de prova social, e geralmente apresentam atributos que não são essenciais, mas sim por admiração a uma marca que é reconhecida no mercado.

No benefício social, o cliente paga pela marca. Ele adquire produtos ou serviços por confiar e sentir satisfação em consumir algo que é sinônimo de qualidade e status.

Está relacionado também à imagem social da marca, conectada aos valores do cliente, que se sente bem e seguro em adquirir algo de uma empresa preocupada com a sustentabilidade ambiental e com as responsabilidades sociais.

Um exemplo desse benefício pode ser a escolha de almoçar todos os dias em um restaurante que só trabalha com insumos e marcas de procedência em seus preparos ou que possui em seu leque de itens próprios, produtos de origem orgânica certificada, como é o caso do Café moído orgânico do Quiero que pode ser adquirido pelos clientes para levar para casa. 

4. Benefício Experimental

O benefício experimental está relacionado ao que o cliente sente positivamente ao adquirir ou utilizar um produto ou serviço. É nesse momento que se consegue gerar conexão entre o consumidor e a marca, principalmente se a sensação for de bem-estar.

Associar a satisfação a estar em um ambiente agradável é a experiência mais profunda e prazerosa que se pode oferecer a um cliente. Mas não apenas isso. Os benefícios experimentais estão em todo o processo de contato do cliente com a marca, desde o atendimento especialmente dispensado até um pós-venda excepcional, como oferecer o ensinamento do uso daquilo que se adquiriu, por exemplo.

O Quiero Café traz experiências marcantes a qualquer hora do dia. Seja no café da manhã, almoço, happy hour ou jantar, sempre tem um diferencial a dispor, combinando com a especial preocupação em oferecer espaços sofisticados e confortáveis que conferem acolhimento e promovem encontros entre as pessoas.

O Quiero Café busca proporcionar convivências que estimulam diferentes sentidos, tornando o dia a dia de seus clientes mais feliz.

Valorizar esses benefícios como experiências relevantes atrai consumidores, conquista clientes e fideliza fãs para a marca. É um trabalho de construção de valor de produto, serviço ou marca bastante importante e deve fazer parte das estratégias da rede franqueadora em conjunto com seus franqueados.

O valor do Quiero Café para os clientes

O Quiero Café é mais que uma cafeteria, bar ou restaurante, é uma experiência que leva os clientes a vivências especiais em um espaço acolhedor, cheio de aromas e sabores deliciosos, a qualquer momento do dia.

Proporcionar essa combinação é o objetivo deste negócio desde quando surgiu a primeira ideia de parceria entre seus criadores, que tão logo fizeram um plano de negócios concreto que resultou no Quiero Café.

O conceito da marca Quiero Café é conciliar um ambiente acolhedor e confortável com produtos de qualidade e um atendimento mais próximo, para que os clientes possam frequentar em qualquer momento do dia.

Esses fatores podem ser reconhecidos como benefícios ofertados aos clientes com valor agregado aos pratos e sobremesas como produtos que constam no cardápio do estabelecimento.

Oferecer ao cliente a capacidade de perceber detalhes como estes, como sendo benefícios ou um valor a mais além do que o produto concede, é extremamente importante como fator de confiabilidade e fidelização.

Faça parte da rede Quiero Café: https://bit.ly/3d8mGKF

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