Abrir o próprio negócio nunca é uma decisão tomada no impulso. Até amadurecer a ideia, dar início a pesquisas e possibilidades leva algum tempo. Ao perceber o modelo de negócio do franchising como um excelente caminho, mais seguro e com o suporte necessário, começam novas pesquisas – agora para definir qual marca será o seu primeiro ou mais novo empreendimento. Na sequência vêm as conversas, as propostas, assinatura de contrato, montagem de equipe e reformas necessárias. Enfim chega o dia da inauguração.
É o momento de abrir as portas para os clientes, de concretizar o sonho e trabalhar diariamente para tudo enfim dar certo e atingir seus objetivos empresariais. Contudo, a inauguração de uma franquia não é um mero evento celebrativo. É uma grande e importante estratégia de marketing que precisa ser planejada e realizada para atrair clientes, não somente convidados para a festa.
Com mais de 7 anos no mercado de franquias e mais de 40 unidades franqueadas, o Quiero Café entende como ninguém desse momento e está sempre pronto a contribuir com os seus franqueados. Neste artigo, algumas dicas de como fazer da sua inauguração, um grande dia que se estenderá por muito tempo.
A importância da inauguração de novas unidades
A franquia é o caminho escolhido por uma marca para expandi-la através da concessão do uso de marca e expertise para outros empreendedores. O sucesso de cada unidade é o sucesso da marca e vice-versa.
Diante dessas possibilidades, a própria marca franqueadora costuma estabelecer, pelo menos, um formato prévio da abertura de novas unidades para o público, a fim de que tudo aconteça sem atropelos e seja um sucesso.
Contudo, é bom ter em mente que quem mais conhece sobre a localização, sobre os costumes e cultura de consumo de cada lugar é o próprio convidado. Diante disso, a inauguração da sua franquia é um trabalho em conjunto.
Dicas para a inauguração
Alguns passos e dicas podem contribuir bastante para o êxito da sua franquia durante a abertura para o público.
>> Tenha em mente as estratégias de marketing — nada é por acaso ou aleatório no mundo dos negócios, isso serve para o evento de abertura de loja, por isso, esse pequeno evento deve fazer parte de uma estratégia de marketing como uma de suas ferramentas para atingir um objetivo maior. Pensar dessa maneira ajuda a definir o formato do evento, os convidados e qual o melhor momento para ele acontecer, definindo bem a data.
>> Crie expectativa — com as redes sociais e muita criatividade, é possível pensar ações online e offline a fim de gerarem uma expectativa em relação à inauguração. Não só uma contagem regressiva, mas uma propaganda boca a boca sobre o evento e até uma curiosidade com a revelação somente no dia ou próximo a ele. Conhecendo bem o público da cidade você consegue fazer isso de maneira assertiva.
>> Sinalização — durante a obra, crie algumas estratégias de aproximação através de sinalização, como placas, faixas, cartazes. Deixe claro para as pessoas que algo bom vai acontecer na vida delas assim que tudo começar a funcionar.
>> Assessoria de comunicação local — caso seja possível financeiramente, contrate uma empresa de assessoria de comunicação local, ela pode fazer ações de Relações Públicas e de imprensa conseguindo que veículos locais deem matéria sobre a franquia. Além do mais, podem contribuir bastante na formação do mailing de convidados. Eles são peças estratégicas para divulgarem o evento nos dias posteriores a ele.
>> Checklist — o melhor amigo de um evento é o checklist. Ter por escrito todas as tarefas que são necessárias e o que precisa estar pronto no dia da inauguração é uma maneira de não se perder em milhares de atribuições e não esquecer de nada, afinal, no momento em que a unidade abre todos os olhos se voltam a ela, qualquer erro, será percebido e pode ser completamente prejudicial.
>> Disponibilidade — no grande dia, você como franqueado, terá inúmeras demandas. Seja para tirar dúvidas dos colaboradores, resolver imprevistos ou para dar atenção aos clientes que estão prestigiando o momento, será preciso saber conciliar e ser atencioso com todos. Mas como dica essencial, lembre-se de destinar o seu foco a fazer daquele momento o mais especial para você e para as pessoas que estão por ali, afinal aquele negócio é uma extensão de um sonho que vem se construindo a um longo período.
Todas ações podem ser muito benéficas para gerar um engajamento do público e consequentemente um movimento forte para a inauguração, mas muito cuidado, é preciso realmente avaliar se é necessário ou não fazer alguma ação, pois determinados locais em que a loja é instalada, por si só já são um belo outdoor da marca durante a fase de obras e isto contribui para um bom movimento desde a inauguração.
O que é visto como muito positivo, entretanto por ser um período inicial, a insegurança e a inexperiência dos franqueados e da própria equipe pode atrapalhar um pouco o desempenho inicial do negócio, se o movimento da loja superar muito o esperado. No Quiero Café, pela marca estar cada vez mais conhecida e seus projetos serem bastante imponentes, a divulgação da inauguração é de forma mais leve, apenas nas redes sociais, visando oferecer uma boa experiência aos clientes que vierem prestigiar. Acreditamos que a médio e longo prazo o que prevalece para o crescimento do negócio e boa performance dele é a consistência no bom atendimento e a boa experiência que os clientes têm com a marca.
Cada inauguração de uma franquia é sem dúvida um momento de muita importância, são sonhos sendo concretizados e é muito importante também ter o apoio da franqueadora para este momento. O Quiero Café está sempre junto dos seus franqueados, realizando os treinamentos e acompanhando lado a lado os primeiros dias após a inauguração da operação.
Conheça nossa franquia e empreenda conosco: https://conteudo.quierocafe.com.br/seja-um-franqueado