Um dos primeiros passos para quem se torna um franqueado do Quiero Café e “mergulha” no universo da alimentação é entender como funciona o quadro de colaboradores. Ou seja, quais especialidades profissionais são necessárias para o andamento de um restaurante e cafeteria?
É importante compreender cada papel para manter a harmonia entre a equipe e a qualidade de trabalho dos profissionais. Como em qualquer negócio, um restaurante, bar e cafeteria necessita de uma organização dos cargos e das funções a serem desempenhadas por cada um deles, para que a gestão de processos, tarefas e da equipe seja feita com uma maior eficiência.
Ao se tornar um franqueado da rede, você recebe o suporte adequado em todas as etapas para estruturação da equipe. Inicialmente, junto com o franqueado, é definido o horário de funcionamento da unidade e posteriormente, nossa equipe estrutura o quadro de funcionários necessário para início da operação.
Dentro deste quadro, o franqueado recebe descrito a quantidade de colaboradores que precisará contratar, já estando definido os cargos e a jornada de trabalho de cada colaborador. Além disso, para realizar a contratação, o franqueado recebe um treinamento e materiais de apoio para orientá-lo no processo das entrevistas.
Neste post, visando trazer mais conhecimento, incluímos algumas funções desempenhadas nas unidades do Quiero Café.
Vamos conhecê-las?
1. Sócio operador
Este cargo é um dos mais importantes para uma franquia do Quiero Café, mas ele não é ocupado por um profissional contratado e sim, por nada mais, nada menos, que o próprio franqueado. Hoje todas as franquias que são inauguradas contam com pelo menos um franqueado operador, aquela pessoa responsável por estar no dia a dia realizando todas as tarefas necessárias na operação.
Este Franqueado, além de receber todo treinamento da parte administrativa e financeira do negócio, participa do treinamento operacional, para literalmente colocar a mão na massa na operação. Neste processo, tanto o franqueado, quanto os colaboradores recebem treinamento da nossa equipe, dos setores de bar, cozinha e atendimento. Após a inauguração da unidade, o treinamento de novos colaboradores, o acompanhamento e gestão de processos, contagem de estoque e pedidos, entre outras atividades da operação, são de responsabilidade do franqueado operador, é ele a peça principal da engrenagem e que diariamente busca transmitir a cultura do Quiero Café aos seus colaboradores e também aos clientes.
2. Gerente e Subgerente
Os cargos de gerente e subgerente, podem ser definidos como pessoas de confiança do sócio operador, são elas que no dia a dia dão suporte ao franqueado, na transmissão da cultura e principalmente na operação da franquia.
Ao longo do tempo, conforme o desenvolvimento destes profissionais pelo franqueado, eles podem se tornar responsáveis para realizar a abertura e fechamento da loja, em auxiliar no treinamento de novos colaboradores, em solucionar pequenos problemas ou imprevistos que venham a surgir, na manutenção do engajamento da equipe e na realização correta dos processos. Estes profissionais, podem ser importantes aliados para evolução da unidade, tanto em experiência ao cliente, quanto financeiramente em faturamento e rentabilidade.
3. Equipe de atendentes
Por que equipe? Porque não basta ter um bom garçom, é necessário contar com uma equipe que tenha sinergia entre si. Essa sintonia dos garçons é importante também com relação ao pessoal da cozinha, uma vez que o sucesso de um trabalho depende da eficiência do outro.
Eles são os responsáveis pelo contato mais próximo aos clientes, desde a recepção quando o cliente entra na loja, na realização do pedido, esclarecimento de dúvidas e, posteriormente, ao servi-los com os produtos escolhidos.
4. Coordenador de cozinha
O dia a dia de uma cozinha do Quiero Café costuma ser bastante intenso, afinal, cada unidade oferece aos clientes um cardápio de mais de 400 opções, do café da manhã ao jantar e servidas a qualquer hora do dia.
Para uma boa experiência do cliente, é necessário que a cozinha se mantenha organizada, os procedimentos de preparação de produtos sejam realizados e tenha também uma pessoa que lidere a equipe para dar o direcionamento correto, a fim de certificar que os produtos estejam sendo entregues no tempo ideal, assim como dentro do padrão da marca. Este profissional é o coordenador de cozinha.
5. Cozinheiros e auxiliares de cozinha
Estes dois cargos são compostos por profissionais que auxiliam diariamente o coordenador para que a cozinha entregue aos clientes uma experiência de “comer com os olhos”. Juntos, mantêm a organização das praças/setores da cozinha, realizam a preparação de insumos e posteriormente realizam o pedido solicitado pelo cliente.
Através de um bom trabalho e com apresentações exuberantes nos doces, salgados, pratos e petiscos, estes profissionais transmitem muito carinho e cuidado em cada produto servido.
6. Barista
Além dos pratos, dos doces e salgados super apetitosos servidos pela cozinha, temos deliciosos cafés, drinks e bebidas geladas que compõem o nosso cardápio, atendendo a diferentes desejos por parte de nossos clientes e proporcionando inúmeras combinações.
O profissional Barista, que iremos apresentar neste trecho, é aquele conhecido por produzir bebidas à base de café, possuindo um conhecimento apurado neste produto.
Mas no Quiero, além dos cafés tradicionais e especiais, este profissional também faz a alegria dos clientes produzindo sucos e bebidas geladas, assim como drinks e um chopp geladinho para fazer do happy hour ainda mais especial.
Um dos diferenciais deste profissional é a paixão que ele possui por esta profissão, busca a cada dia aprimorar o seu conhecimento e se dedicar para ampliar a experiência do cliente, servindo muito mais do que um simples café, servindo xícaras de bons momentos.
Já conhece nosso modelo de franquias? Ainda não? Então, visite: https://conteudo.quierocafe.com.br/seja-um-franqueado