Entre outras questões, o networking é imprescindível para manter um franqueado atualizado sobre as diversas informações do mercado em que atua
Networking, significa rede de contatos, mas o que muitas pessoas não imaginam é que esta rede não é baseada somente em relações profissionais que se revertem em negócios ou oportunidades. Além disso, ela pode ser uma importante aliada do empreendedor no seu dia a dia, seja no compartilhamento de desafios, experiências e aprendizados, que podem contribuir e muito para os diferentes estágios que um empreendedor ou profissional passa durante a sua jornada.
Essa informação é válida também para as franquias e seus franqueados, que podem usar o networking também para fortalecer vínculos pessoais, profissionais e/ou aproveitar oportunidades incríveis que os envolvidos no mercado podem oferecer.
Networking para franqueados
Com o networking, todo esforço de um franqueado e ação de relacionamento podem ser convertidos em uma rede profissional de apoio, criando uma sinergia valiosa entre os envolvidos em termos profissionais. O objetivo é que todos possam contribuir mutuamente para os negócios, por meio de oportunidades exclusivas.
Neste sentido, é importante que além de transmitir uma boa experiência ao cliente em sua franquia, o franqueado desenvolva o seu networking, pois através da construção e fortalecimento de relacionamentos, seu negócio deve prosperar ainda mais com crescimento em faturamento, visibilidade e com a própria fidelização de clientes.
É necessário que o franqueado esteja aberto ao diálogo e a se conectar com novas pessoas, seja por meio de reuniões profissionais, de eventos ou também por meio de conversas informais, com intuito de conhecer pessoas que possam ajudar com trocas de experiências e estratégias.
Essa rede, no entanto, não precisa ser apenas de negociadores de sucesso, mas também profissionais comuns, incluindo amigos, familiares, colaboradores da própria franquia e membros de grupos diversos.
O objetivo do networking para os franqueados é formar vínculos de confiança e construir uma rede de contatos em que todos se ajudam para conquistar metas. Além disso, é essencial que o empreendedor do franchising esteja disposto a contribuir com outros profissionais em seus desafios também – tudo isso fortalece ainda mais os relacionamentos.
O propósito é “semear” boas ações profissionais, nas quais outras ações possam ser recíprocas.
Colheita de ideias
A rede construída pelo networking de um franqueado normalmente se mostra como uma excelente fonte de novas perspectivas e ideias inovadoras. Cada troca de informação é válida para contribuir com possíveis desafios, experiências e objetivos, pois traz novos conhecimentos, nos quais uma pessoa sozinha talvez não consiga pensar.
Paralelamente a isso, além de ter acesso a boas ideias, com o networking, a cada nova relação de confiança que o franqueado desenvolve, aumentam suas chances de ir ampliando cada vez mais sua própria rede de contatos, visto que, uma relação de confiança bem estabelecida com um profissional, permite que o mesmo se sinta confortável e tenha interesse de lhe apresentar a novas pessoas. Desta forma, o franqueado consegue ter acesso a novas conexões de forma natural.
O networking é imprescindível também para manter um franqueado atualizado sobre as diversas informações do mercado em que atua. No caso dos franqueados Quiero Café, por exemplo, o networking é imprescindível para que fiquem antenados quanto ao segmento de alimentação, franchising, delivery etc.
Tudo isso proporciona mudanças de percepções acerca de como o negócio vem caminhando, inclusive quanto à forma como se deve conduzir a equipe. Novos hábitos podem ser adquiridos, alcançando ainda mais consumidores e proporcionando melhores experiências a eles.
Já fez contatos hoje?
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