Negócios e inteligência emocional: uma parceria vitalícia

14/1/2022 | Negócios

Entenda por que a IE é fundamental para o empreendedorismo e sua gestão

Você sabe a importância do tema deste post? Então, vamos ponto a ponto, primeiramente, explicando o que, de fato, é a inteligência emocional (IE). Depois, vamos destacar a sua importância para os negócios, incluindo o franchising. Afinal, esse é o foco do Quiero Café: saúde para o empreendedor!

A IE nada mais é do que a capacidade que um indivíduo adquire para entender e controlar suas emoções, impulsos, falas, razões etc. Além disso, alguém com IE bem desenvolvida consegue canalizar seus sentimentos de forma oportuna diante das mais variadas situações. O controle é uma das principais habilidades da IE, inclusive (ou principalmente) no mundo dos negócios. 

Um indivíduo provido dessa característica essencial sempre tem ações motivadoras “na manga” para ajudar as pessoas ao redor, com profunda empatia. Agora, imagine essa habilidade nos segmentos de bares, cafeterias e restaurantes: é sucesso na certa!

Inteligência Emocional nos negócios

Conforme citamos, um empreendedor com IE apurada é capaz de controlar suas emoções, de modo que gerir um negócio se torne menos estressante. Isso porque a pessoa se mostra capaz de reagir racionalmente frente a desafios ou situações de alta pressão.

É o caso de quem tem um negócio que atende o público o tempo todo e precisa gerenciar colaboradores, como, por exemplo, o franqueado Quiero Café. Quem tem IE desenvolvida não perde facilmente o controle, lembra?

Frente a isso, podemos dizer com total segurança que uma pessoa, cuja inteligência emocional é presente, tem competências suficientes para liderar equipes. Esse tipo de líder é capaz de influenciar positivamente a equipe para resultados cada vez mais favoráveis.

Logo, alguém com a inteligência emocional aguçada, que investe em um negócio tem mais chance de alcançar o sucesso porque tem seus objetivos estabelecidos, bem como suas metas, prioridades e princípios.

Veja bem, a IE não substitui, mas sim complementa as habilidades técnicas que um empreendedor deve ter. Isoladamente, elas não bastam para alavancar resultados. Trata-se de um misto necessário para os negócios: habilidades técnicas mais IE. Resultado: excelência!

Voltando a falar da inteligência emocional e suas características, ela é indispensável porque ajuda todo empreendedor a gerir forças e fraquezas enquanto toca seu negócio. Ou seja, a pessoa se sente pronta para lidar com a vida profissional e pessoal simultaneamente, o que contribui para a sua saúde mental, capacidade de administração do tempo, bons ímpetos e manutenção da empatia. 

Para quem exercita sua inteligência emocional, os tempos podem ser difíceis, mas nunca avassaladores.

Mas como é possível?

Com certeza você chegou até aqui se perguntando: como consigo ser um inteligente emocional para gerir o meu negócio? 

As principais habilidades de um empreendedor com inteligência emocional aguçada giram em torno do autoconhecimento. É mais do que viável que um investidor conheça a fundo os seus pontos mais fortes e também suas fraquezas. É ideal também destacar prioridades para as áreas onde podem estar os principais gargalos do negócio.

Essa capacidade de se autoconhecer e, consequentemente, se automotivar, leva qualquer pessoa para fora da zona de conforto. Afinal, a procrastinação deve passar longe de qualquer negócio, principalmente, como o da Quiero Café, que se reinventa a todo momento.

Afinal, um empreendedor de sucesso mescla conhecimento técnico à sua inteligência emocional. Com isso, ele motiva pessoas, aprimora a organização do negócio e mantém o ambiente cada dia mais agradável. Saúde para trabalhar é essencial!

E se você deseja iniciar 2022 investindo em uma franquia consolidada, venha conhecer o modelo do Quiero Café: https://bit.ly/30HcyWA

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter