O mercado de cafeterias no Brasil

18/2/2022 | Mercado

No café da manhã, após o almoço e em qualquer horário do dia, o cafézinho é sempre bem-vindo e uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. Pensando nisso, fica fácil idealizar um empreendimento neste ramo.

Não é à toa que o mercado de café em 2020, ano completamente atípico para os negócios e a economia, movimentou mais de R$ 27 bilhões, mostrando que não faltam oportunidades de empreender no segmento de cafeterias, por exemplo.

O potencial de mercado das cafeterias no Brasil é enorme, haja vista que o produto carro-chefe deste setor, o café, é um dos mais consumidos do país. Ainda que existam muitas oportunidades e tendências, também é um ramo com desafios, e é sobre estes temas que falaremos neste artigo.

Panorama do mercado de cafeterias e café no Brasil

95% da população brasileira consome café, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), seja dentro de casa ou em cafeterias, padarias, lanchonetes, etc.

Sendo assim, o Brasil aparece em segundo lugar no ranking mundial de países consumidores da bebida, de acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), ficando atrás apenas dos EUA.

E mesmo em meio a paralisação geral do comércio devido a pandemia, em 2020, a bebida mais querida do Brasil não deixou de ser consumida, surgindo inclusive, um novo mercado: o delivery de café, algo que agora já é uma realidade.

O consumo de café aumentou 35% durante a pandemia, segundo a ABIC. E mesmo que esse aumento não tenha se refletido no faturamento das cafeterias, padarias, bares e restaurantes, vale dizer que muitas adaptações foram realizadas nos pontos de vendas para manter os clientes.

Em relação ao mercado externo, o café brasileiro tem ótima reputação e é o maior exportador mundial deste produto, tendo ofertado cerca de 21 milhões de sacas de café em 2019.

Projetando um crescimento de 3,5% até 2021, sua valorização fez com que esse crescimento fosse 15,3% maior que a média dos últimos cinco anos.

Aproveitando o bom patamar do café brasileiro

Servido em todo estabelecimento de alimentação, o café combina com qualquer ocasião. Além disso, essa bebida oferece boas opções de negócios no ramo alimentício, outro sólido setor que está sempre se reinventando e inovando para evoluir.

Nesse sentido, em alguns aspectos, o segmento de cafeterias ganha destaque com:

Franchising > Este mercado consolidado com boas oportunidades de negócios, tem por exemplo em sua cartela de investimentos a franquia do Quiero Café, uma rede de estabelecimentos que harmoniza pratos deliciosos com ambientes acolhedores. Empreender com uma franquia desse segmento se torna uma boa opção de negócio. O Euromonitor contou mais de 3,5 mil cafeterias no Brasil, e ainda que haja grande concorrência, o mercado de franquias de café cresce a cada ano.

Assessoria e suporte > Aproveitando que as franquias de café estão em alta, vale falar do suporte que faz parte deste modelo de negócio, onde a rede franqueadora além de conceder os direitos de uso da marca, produtos, serviços e estruturas, também compartilha todo seu know how com uma assessoria, suporte técnico, treinamentos e orientações que são fundamentais para o início e andamento da operação. Esse suporte é o diferencial que o franqueado e seus colaboradores necessitam para fazer da unidade um sucesso, e assim crescer junto à rede.

Crescente busca por capacitação de baristas > Com o aumento de cursos e treinamentos feitos de forma online, a busca por profissionais desse ramo também aumentou, ampliando também a cartela de qualificação. Muitos profissionais estão se aperfeiçoando neste segmento, e também vale aos empreendedores e franqueados ficarem de olho em seus talentos para aprimorar seus conhecimentos e oferecer ainda melhores bebidas e atendimento aos clientes.

Qualidade em produtos e serviços > Algumas inovações ocorreram nos cafés e cafeterias, ajudando a potencializar os resultados do negócio como por exemplo, a busca por alta qualidade de ingredientes e pelo melhor grão de café. Agregar valor ao serviço também oferece maior satisfação aos clientes como por exemplo, algo mais tradicional, mas que hoje se tornou um atrativo nestes estabelecimentos: o café fresquinho passado direto na xícara e na mesa do cliente; os café especiais mesclados com outros ingredientes e iguarias também ganharam forte presença; além das cápsulas de cafés variados, algo que mesmo fora de casa é possível saborear.

O segmento de alimentação no franchising oferece a oportunidade de atuar com variados modelos de negócios, e as unidades do Quiero Café oferecem uma amplitude de produtos que vai além dos cafés. O modelo contempla uma operação completa com produtos de Café, Restaurante e Bar, proporcionando opções para os diversos momentos do dia dos consumidores. 

Como parte desse segmento, o Quiero Café contribui para sua solidez trazendo cada vez mais investimentos e empreendedores para nossa rede em constante desenvolvimento.

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