De acordo com o relatório de Global Entrepreneurship Monitor de 2022, considerada a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, seis em cada dez brasileiros tem o desejo de ter a sua própria empresa.
No Brasil existem inúmeras formas de empreender e uma delas é através do sistema de franquias, que historicamente se comprovou como um modelo que reduz os riscos de um empresário, não garantindo o seu sucesso, mas proporcionando uma chance maior de o negócio prosperar.
Para que um empreendedor possa adquirir uma franquia, é necessário que esse modelo de negócio tenha passado por uma série de etapas e validações até efetivamente estar pronto para expandir através de unidades franqueadas. Esse processo se chama formatação de franquia.
A formatação de uma franquia será o tema central desse conteúdo, onde iremos abordar diversos tópicos relacionados a ele, como: dados do mercado em 2023, o que é uma franquia, a lei de franquia, se é possível franquear todo negócio, os passos para formatar um negócio e os pontos em comuns das franquias de sucesso.
O mercado de Franquias em 2023
O ano de 2023 foi de crescimento para o mercado de Franquias. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) o setor arrecadou em 2023 R$ 240,6 bilhões, alcançando um crescimento de 13,8% comparado ao ano anterior. Ocorreu também um crescimento com relação ao número de unidades que superou 195 mil e de redes de franquias, com mais de 3,3 mil marcas, chegando a um crescimento percentual de 7,8% e 7,6% respectivamente.
Entre os 3 segmentos que mais cresceram no ano, ficaram o setor de Alimentação; Saúde, Beleza e Bem-Estar; e Hotelaria e Turismo. E ainda, obteve-se um saldo positivo entre abertura e fechamento de operações, sendo de 17,3% o aumento de novas operações e de 5,9% de lojas que fecharam as portas. Para acessar os dados da pesquisa completa da ABF, acesse aqui.
O que é uma franquia?
Uma franquia é um modelo de negócio em que uma empresa (franqueador) concede a terceiros (franqueados) o direito de utilizar sua marca, seus produtos, seus serviços e seu know-how, em troca de uma taxa inicial de franquia e/ou royalties.
Esse modelo permite ao franqueador expandir sua marca e presença no mercado sem assumir os custos diretos de abrir e operar novas unidades. Por outro lado, os franqueados beneficiam-se do reconhecimento da marca e do suporte operacional oferecido pela franqueadora, tendo a oportunidade de investir em um negócio já testado e validado, com processos e padrões a serem seguidos.
A relação entre Franqueado e Franqueadora é regida por um contrato de franquia, nele são estabelecidos todos os direitos e deveres de ambas as partes.
A lei de franquia
A Lei de Franquias nº 13.966/2019 é a Lei que regulamenta o sistema de franquias no Brasil, estabelecendo diretrizes claras para proteger franqueadores e franqueados.
Entre os principais aspectos da lei estão a obrigatoriedade da Circular de Oferta de Franquia (COF), que deve ser entregue ao potencial franqueado pelo menos 10 dias antes da assinatura de um contrato com a marca. A COF deve conter informações detalhadas sobre o franqueador, o negócio, as taxas, os direitos e deveres das partes, e as condições de rescisão e renovação do contrato.
A lei também define a necessidade de contratos claros e detalhados, incluindo cláusulas de suporte, treinamentos, e penalidades por descumprimento.
Todo negócio é franqueável?
O empresário, fundador ou sócio de uma marca que tem o objetivo de expandir seus negócios e ampliar a sua área de atuação pode optar por realizar essa expansão através do sistema de franquias. E como já vimos, esse sistema permite que o sócio da marca ceda as responsabilidades de investimento e operação para um terceiro (franqueado), contribuindo para uma expansão mais facilitada, sem necessitar de altos recursos e diluindo os riscos para o franqueador.
No entanto, nem toda marca ou modelo de negócio é franqueável e antes de pensar em expandir, é necessário entender se o negócio é sólido e já foi comprovado, se possui lucratividade suficiente para conseguir incluir todos os possíveis custos (impostos, custos fixos, aluguel, funcionários, taxas de royalties e fundo de marketing, entre outros) e se é facilmente replicável em outra localidade. Além disso, é válido que o empresário faça uma pesquisa de mercado para avaliar possíveis concorrentes e se o seu negócio terá um diferencial de mercado para expandir em novos territórios, sendo atrativo para quem buscará investir em uma franquia.
Quais os passos necessários para quem quer franquear um negócio?
Uma vez que um empresário entende que seu modelo tem capacidade para expandir pelo sistema de franquias, é chegada a hora de formatá-lo e o melhor caminho é buscar uma consultoria especializada em formatação.
Essa consultoria será responsável por oferecer expertise, orientação do que precisa ser feito e ajuda para que o franqueador estruture o seu negócio para franquear. Dentre os passos da formatação estão:
- Avaliação do negócio: Análise de viabilidade e pesquisa de mercado.
- Planejamento estratégico: Definição da estratégia de expansão e desenvolvimento do plano de negócios.
- Documentação legal: Elaboração da Circular de Oferta de Franquia (COF) e do contrato de franquia.
- Desenvolvimento de manuais e processos: Criação do manual do franqueado e padronização dos processos operacionais.
- Estratégia de marketing e captação de franqueados: Desenvolvimento de materiais de marketing e plano de divulgação.
- Seleção e treinamento de franqueados: Estabelecimento de critérios de seleção e programas de treinamento.
- Implantação e suporte inicial: Abertura da unidade piloto e suporte operacional inicial.
- Gestão e acompanhamento: Acompanhamento contínuo e avaliação de desempenho das unidades franqueadas.
- Expansão e crescimento: Definição da estratégia de expansão geográfica e inovação contínua.
- Melhoria contínua: Coleta de feedback e ajustes nos manuais e processos.
Quais os principais pontos em comum das franquias de sucesso?
Para que uma franquia ou um negócio próprio obtenha sucesso são necessários inúmeros aspectos, seja do modelo em sí ou da gestão empregada nele.
Se tratando de gestão, é imprescindível que o negócio tenha um sócio, gerente ou pessoas formadas e capacitadas que coloquem energia para entregar a proposta, o produto ou o serviço que a marca se propõe. Sem essas pessoas cuidando da entrega, qualquer negócio por melhor que seja a sua estrutura e força de marca, irá enfrentar muitas dificuldades para perdurar durante anos.
Já com relação ao modelo, quando se trata de uma franquia, pode-se encontrar alguns pontos em comum entre as marcas que fizeram e seguem fazendo sucesso ao longo dos anos, bem como crescendo com novas unidades, são alguns deles:
Marca forte e reconhecida: A marca gera confiança e atração nos clientes através do seu histórico de qualidade, compromisso e satisfação na sua entrega. Mantendo a consistência e tendo valores e princípios bem definidos, a marca se fortalece e cria uma reputação sólida.
Modelo de negócio comprovado: Modelo que já foi testado e provou ser lucrativo e sustentável, bem como possui processos e padrões claros que garantem a uniformidade e eficiência em todas as unidades.
Capacitação e suporte sólido ao franqueado: Fornecimento de treinamento inicial e contínuo para cobrir todos os aspectos de operação do negócio, e assistência após implantação, com consultoria, visitas de campo, reciclagens e conversas.
Pesquisa e inovação: Entender sobre o mercado e os consumidores para adaptar, inovar, atualizar e melhorar conforme o necessário, os produtos, os serviços e processos para manter a relevância e competividade do negócio.
Marketing e publicidade eficazes: Boa gestão do fundo de marketing para financiar campanhas eficazes, investir em estratégias de branding e disponibilizar materiais promocionais e ferramentas para o franqueado.
Seleção rigorosa de franqueados: Ter clareza sobre o perfil requerido do franqueado, definindo critérios claros e rigorosos para selecioná-lo. Assim como, deixar claro as habilidades, os recursos financeiros necessários e suas atribuições a frente do negócio, de modo que atraia pessoas alinhadas com os valores e objetivos da marca.
Consistência e padronização: Manter alta qualidade e padrão nos produtos e/ou serviços em todas as unidades, passando a tranquilidade ao consumidor que terá uma experiência semelhante independentemente da localização da unidade.
Gestão financeira sólida: Ter uma estrutura de custos e receitas que permite a lucratividade para ambas as partes, franqueador e franqueado. Ser claro e transparente em relação às taxas que envolvem o modelo de negócio.
Localização estratégica: Selecionar locais que sejam viáveis e que maximizem o tráfego de clientes e a visibilidade da unidade. Em determinados casos, estudos de mercado podem auxiliar na escolha de melhores localizações para unidade.
Cultura de parceria e colaboração: Manter uma relação forte e colaborativa com os franqueados, baseada em comunicação aberta e suporte mútuo. Permitir aos franqueados compartilhar sugestões e preocupações, promovendo mapeamento de melhorias.
Franqueado, gerente ou equipe engajados: Por último e não menos importante, as pessoas que estão à frente do negócio. São elas as responsáveis por diariamente executar os processos, garantir os padrões e fazer a entrega aos clientes. A unidade que possui líderes e um time engajado maximiza todos os aspectos estruturais do modelo e alcançam resultados acima da média.
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