O que são Unidades Próprias e Unidades Franqueadas?

21/7/2023 | Franquias, Mercado, Negócios

É comum que um empreendedor ao desenvolver um modelo de negócio sonha em tornar aquele empreendimento algo rentável e de sucesso. Alguns, além de alcançar isto, almejam também crescer cada vez mais o seu negócio, ampliando sua área de atuação e seus potenciais clientes. 

Em um negócio físico, o empreendedor que almeja replicar uma mesma experiência já consolidada em um local, pode adotar algumas estratégias de expansão da sua marca. Uma das estratégias que pode ser utilizada é a abertura de novas unidades próprias em uma nova localidade, cidade ou região, e outra, consiste também na possibilidade de expandir através do sistema de franquias, para isto, é necessário que o modelo passe por um processo de formatação.

Neste conteúdo abordaremos um pouco mais sobre estas duas estratégias, mas primeiro vamos entender a diferença entre elas.

Uma unidade própria consiste em um estabelecimento que é de propriedade da empresa matriz, ou seja, dos sócios detentores da marca. Neste caso possuem controle total sobre a operação e gestão do negócio, e são responsáveis por todas as decisões, incluindo contratação de funcionários, treinamentos, controle de estoque, marketing e atendimento ao cliente. A marca e seus sócios também acabam assumindo todos os riscos e resultados associados a esta unidade.

Por outro lado, um negócio formatado no sistema de franquias, permite com que a expansão da marca seja feita através de unidades franqueadas, o que é visto no mercado como uma ótima alternativa, não só por questão de escalabilidade, mas também por possibilitar uma maior assertividade na abertura e no sucesso do negócio, pois muitas vezes o Franqueado já possui um conhecimento sobre a região que a loja será instalada. 

Em uma unidade franqueada, é concedido a um candidato terceiro, intitulado como Franqueado, o direito de utilizar a marca e o seu modelo de negócio em uma localidade pré-definida de interesse do mesmo. A Franqueadora, empresa detentora dos direitos da marca, é responsável nestes casos por transmitir todo o seu know how ao Franqueado, além de um suporte contínuo, para que o mesmo tenha a capacidade e o conhecimento necessário para operar a sua unidade conforme os padrões estabelecidos para o modelo de negócio. O Franqueado, por sua vez, é o principal responsável por gerir a sua unidade e se dedicar diariamente no acompanhamento dos processos, no treinamento dos seus colaboradores e no atendimento aos clientes, pois isto contribuirá com o sucesso do seu negócio. É comum do sistema de franquias, que o Franqueado além de honrar com seus compromissos fiscais e financeiros pertencentes a sua unidade, também necessite realizar o pagamento de uma Taxa inicial e algumas taxas contínuas (Royalties e Fundo de Marketing), que são para adquirir o direito de explorar a marca na localidade e contar com o suporte da Franqueadora para a operação do negócio. 

Expandir pelo formato de franquias traz alguns benefícios para a marca, um deles é a possibilidade de um crescimento exponencial, pois nestes casos o capital para investimento na nova unidade provém do próprio Franqueado. Outro benefício, é a loja possuir um dos sócios cuidando diretamente do negócio, estando no dia a dia acompanhando os processos, treinando o time, gerando relacionamento com o cliente e desenvolvendo relação com a comunidade em que a loja está inserida, o que com o tempo se torna um grande diferencial e resulta em crescimento para o negócio. 

Um cuidado muito importante, é que mesmo com a possibilidade de um crescimento exponencial, ele precisa ser sustentável, ao mesmo tempo que a rede cresce em número de unidades, em contrapartida necessita da sua Franqueadora, uma maior estruturação e capacitação do seu time, para proporcionar ao Franqueado todo treinamento e suporte diário para operação da unidade. Franqueadora e Franqueado são corresponsáveis pelo sucesso do negócio. 

Vimos até aqui que ambos os modelos de expansão têm suas vantagens e desafios, e cada marca é responsável por adotar a estratégia que melhor se adequa aos seus objetivos, algumas optam por crescer somente através de unidades próprias e outras com somente unidades franqueadas. 

É possível ainda que, mesmo a marca estando formatada no sistema de franquias, que ela siga expandindo também em unidades próprias, o que inclusive pode acarretar em muitos benefícios para a Franqueadora. 

É importante para uma Franqueadora ter unidades próprias? 

Primeiramente, é importante ressaltar que não existe certo ou errado, cada marca deve adotar a estratégia que mais se adequa ao seu momento como Franqueadora e também com os seus objetivos. 

Trazendo como exemplo a trajetória do Quiero Café, nestes mais de 7 anos de história algumas fases como Franqueadora foram vividas e a visão sobre a sua estratégia foi se ajustando com o passar deste tempo e também com o seu próprio amadurecimento. 

Felipe e Matheus – Quiero Café Teutônia/RS (2015)

Em 2015 inaugurou a primeira unidade, sem funcionários contratados, somente com os dois fundadores, com o receio de o negócio não rentabilizar e acabar tendo um prejuízo ainda maior. Após a inauguração, logo o negócio se mostrou ser uma aposta que vinha dando certo e com isto iniciou a estruturação de um time para operar aquela unidade, ainda com os dois fundadores ativamente atuando no dia a dia da loja. Desde os primeiros meses vinham pessoas interessadas em levar o Quiero para a sua região e isto despertou o interesse dos sócios em conhecer o mercado de franquias e expandir através deste modelo. 

Em 2016, foi quando se iniciou o processo de formatação do modelo e no mesmo ano, o modelo do Quiero Café estava formatado para seguir o processo de expansão de franquias. 

Os sócios, por sua vez, sabiam que os desafios enfrentados na unidade de Teutônia foram muito importantes para seu desenvolvimento e amadurecimento como empreendedores. Entretanto, enxergavam que era preciso mais, era necessário passar por desafios maiores, que até então não haviam enfrentado e que seriam vitais para fornecer um bom suporte para o futuro franqueado. 

Antes de abrir a primeira unidade franqueada, decidiram investir em mais uma unidade própria, para esta ser o modelo conceito para as novas unidades franqueadas. Nesta unidade, novos desafios foram enfrentados, diferentes da realidade que haviam passado em Teutônia, um investimento maior do que havia sido feito na primeira loja, um aluguel quase 10 vezes mais alto, uma cidade mais populosa em que até tinham um certo relacionamento, mas nada comparado a sua cidade natal. Enquanto Teutônia, na época contava com 8 colaboradores, Lajeado iniciou com 22 colaboradores contratados e em uma loja bem mais ampla.

Segundo os fundadores, neste início da história, as duas lojas próprias, de Teutônia e Lajeado, proporcionaram dois passos muito importantes para o futuro do Quiero Café. Sempre gostam de enfatizar que tem muitas pessoas que desenvolvem ideias, planejam, mas acabam freando nesta etapa, não dando o próximo passo que é a execução, tirar do papel a ideia e colocá-la em prática. Teutônia foi exatamente isto, apesar de existirem opiniões contrárias quanto ao possível sucesso do negócio na cidade, eles acreditaram e executaram aquela ideia, pois sabiam da carência que existia na cidade e confiavam que aquilo que seria oferecido ao cliente viria de encontro ao que Teutônia estava precisando. Lajeado por sua vez, carrega em sua história ser a unidade conceito para o início da expansão, foi com ela que os novos desafios foram enfrentados e onde os sócios sentiram as mesmas dores que os franqueados hoje sentem no dia a dia. 

Durante os anos seguintes, diferentes fases foram vividas, após o início da expansão com unidades Franqueadas em 2017, o foco principal dos sócios da marca foi desenvolver um time capaz de atender a todos os franqueados e prestar um bom suporte.

Atualmente, com uma equipe de mais de 35 colaboradores no time da Franqueadora, a marca segue expandindo em paralelo com unidades Franqueadas e unidades Próprias. Grande parte das unidades Próprias também conta com seus respectivos sócios operadores, que exercem o mesmo papel que o Franqueado, permitindo a loja ter um dono focado naquela operação. 

Tanto as unidades próprias quanto franqueadas, recebem uma atenção plena do time da Franqueadora e segundo os fundadores, adotar a estratégia de expandir nestas duas frentes é fundamental para o amadurecimento, pois permite com que todo o time, incluindo os sócios, passem pelos mesmos desafios, dores e anseios que os Franqueados passam com a sua unidade. Assim também, facilita ainda mais a conexão entre as partes e ajuda a trazer soluções que já foram testadas e que realmente funcionam. 

Além disto, a marca se utiliza através de novas unidades Próprias para desenvolver novos formatos de negócio e testá-los, com o principal objetivo de avaliar sua viabilidade antes de permitir a expansão deste novo modelo no formato de Franquia. 

Para finalizar, é importante reforçar que cada marca é responsável por adotar a sua estratégia e o Quiero Café adotou expandir nestes dois formatos para seguir tendo o “tato” com a operação das lojas e poder seguir evoluindo constantemente no suporte, treinamentos e na relação próxima e verdadeira com cada um de seus Franqueados. 

Já imaginou fazer parte da história do Quiero Café, cadastre-se e conheça um pouco mais sobre nosso modelo de franquias: https://conteudo.quierocafe.com.br/seja-um-franqueado

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