O setor de alimentação é um dos mais atraentes do mercado. Unido ao franchising, se torna ainda mais seguro para quem deseja empreender com o próprio negócio, colocando a mão na massa.
Um dos motivos pelos quais as franquias de alimentação são negócios bastante sedutores é que mesmo em períodos em que o cenário econômico é instável, esses empreendimentos são sólidos e não param de crescer.
Como um dos segmentos mais fortes do setor de franquias, a alimentação está sempre no topo do ranking de faturamento e foi um dos responsáveis por manter resultados positivos no franchising neste momento de pandemia.
Veja neste artigo alguns detalhes dessa história e, quem sabe, você não é o próximo a empreender com uma unidade de franquia de alimentação?
Desenvolvimento do setor
Um dos maiores e mais tradicionais do franchising, o segmento de alimentação, segundo a classificação da ABF, é formado principalmente pelos subsegmentos de bares, restaurantes, cafeterias, mercados, empórios, lanchonetes, padarias, lojas de conveniência, docerias, sorveterias, produção e distribuição.
Porém, nestes últimos dois anos, houve um revolucionário crescimento do subsegmento do foodservice, em que estão incluídos os restaurantes de serviços rápidos, o delivery de comida e as dark kitchens.
Foram esses subsegmentos, unidos aos mercados e lojas de conveniência, que ajudaram o setor de franquias a reduzir os impactos negativos causados pela pandemia em 2020.
O setor de alimentação, assim como o franchising, precisaram se reinventar, oferecendo soluções inovadoras para atender às demandas durante o período pandêmico. E já em 2021, sentiram os efeitos positivos como resultado, se mantendo no topo do faturamento.
Segundo dados da ABF, no 3º Trimestre de 2021 o segmento de alimentação, unindo Comércio e Distribuição com Foodservice, teve 10,30% de crescimento no faturamento em relação ao mesmo período de 2020.
Aspectos que ajudam a alavancar o segmento de alimentação no franchising
Além de alavancar os resultados do franchising, o segmento de alimentação também dispõe de diferentes mercados e públicos, ampliando as possibilidades de investimentos ao optar, por exemplo, por uma franquia do Quiero Café, uma marca com o conceito de ser um local onde os consumidores podem frequentar a qualquer hora do dia.
Vamos ver mais alguns aspectos que ajudam nos resultados deste segmento:
- Variedade de produtos > Esse segmento tem grande cartela de produtos com grande variedade tipos de pratos, bebidas e doces, o que ajuda a impulsionar o setor, uma vez que uma rede franqueadora como o Quiero Café, por exemplo, tem um cardápio com inúmeros pratos salgados e doces, além de bebidas variadas quentes e geladas.
- Experiência do consumidor > Hoje, mais do que se alimentar, o cliente busca a melhor experiência dentro do restaurante. Sendo assim, combinar um ambiente confortável e acolhedor com produtos de alta qualidade e um atendimento próximo e verdadeiro alavanca os resultados positivos.
- Atendimento diversificado > Outro ponto que impulsiona o setor são redes franqueadoras como o Quiero Café, que consegue atender os clientes no balcão, de forma mais ágil e dinâmica; no salão com mais conforto; e também no delivery via aplicativos de entregas.
- Fácil divulgação > Hoje, a fácil divulgação de um negócio de alimentação auxilia a ampliar a visibilidade via publicações em redes sociais e blogs, com possibilidade de fazer imagens e fotos incríveis dos pratos diferenciados. A apresentação dos produtos quando são servidos têm hoje o título de “instagramáveis”, ou seja, o preparo do prato é todo pensado para tirar fotos persuasivas para posts no Instagram e em outras redes sociais.
O segmento de alimentação no franchising oferece a oportunidade de atuar com variados modelos de negócios, atendendo clientes no balcão, salão ou entregas, flexibilizando sua dimensão de espaço, ampliando seu alcance regional e suas formas de atuação no mercado.
O Quiero Café é parte desse mercado e contribui para sua evolução, compartilhando conhecimento e trazendo cada vez mais empreendedores para a rede, que também está em constante desenvolvimento. Que tal fazer parte desse modelo de sucesso? https://bit.ly/30HcyWA