Os custos que você deve considerar ao adquirir uma franquia

31/3/2022 | Franquias

Os custos para se tornar um franqueado de uma marca é uma das primeiras informações que os empreendedores procuram saber. Mas é também um dos assuntos que geram mais dúvidas e questionamentos. 

É fundamental para você que vai empreender ter o conhecimento necessário quanto a detalhes, informações e tendências de mercado, negócios e franchising antes de investir. E o principal é entender quais são os custos de taxas, estoque e capital necessários para gerir uma unidade de franquia.

Ainda que um negócio franqueado seja um investimento seguro, principalmente se a marca for reconhecida e pertencer a um segmento sólido, conhecer esses custos previne problemas financeiros com o fluxo de caixa, a perda de investimentos ou a falência.

Por isso, o Quiero Café quer mostrar neste artigo os custos associados à abertura e ao funcionamento de uma franquia. Leia atentamente para compreender este importante aspecto do início do empreendimento.

Conhecendo os custos de uma franquia

Os investimentos no franchising se caracterizam pela solidez de mercado, variedade de segmentos, produtos, serviços e marcas franqueadoras. Mesmo com todas essas vantagens, vale lembrar que, na hora de investir em um negócio franqueado, os empreendedores devem se pautar pelo conhecimento de tudo o que envolve o estabelecimento.

Os custos são importantes fatores a se considerar e devem constar detalhadamente na Circular de Oferta de Franquia (COF). Este documento é fornecido pela franqueadora e contém todas as informações da rede, condições gerais do negócio, regras e padrões, aspectos legais, custos, percentuais e taxas relacionadas, bem como as obrigações, deveres e responsabilidades tanto do franqueador quanto do franqueado.

A partir das informações da COF, o empreendedor terá uma noção mais apurada do negócio e começará a compreender seus custos. Abaixo, vamos entender quais são eles.

  • Taxa de Franquia > É uma taxa paga pelo franqueado à franqueadora, que concede o direito do uso da marca, o padrão de gestão e de infraestrutura, bem como a venda dos produtos/serviços da rede franqueadora. Este valor é também referente à transferência de know how e experiência do negócio para o franqueado, através de treinamentos, apoio e suporte desde a implantação até a operação da unidade
  • Capital de Giro > Este valor é o montante financeiro mínimo que a rede franqueadora exige como reserva do franqueado para dispor para o início das operações da unidade. Ele serve para arcar com os custos e as despesas fixas e variáveis, encargos financeiros, folha de pagamento, fornecedores, entre outros. O valor deste capital de giro varia de uma marca para outra e em alguns casos ela pode estar incluída no investimento total mencionado da franquia, como é o caso do Quiero Café. 
  • Estoque inicial > Este é um valor à parte do Capital de Giro, que na verdade funciona como uma reserva financeira destinada à primeira compra de estoque que o franqueado precisa fazer para começar sua operação. Esse valor varia conforme o acordado entre franqueadora e franqueado.
  • Taxa de Royalties > É uma taxa cobrada mensalmente pela rede franqueadora ao franqueado pelo suporte operacional durante a operação da franquia. A forma de cobrança varia de uma franqueadora para outra e também conforme acordado em contrato. Pode ser uma taxa fixa ou um percentual sobre o faturamento bruto mensal da unidade. No caso da franquia do Quiero Café, esse percentual é de 5%.
  • Taxa de Propaganda ou Marketing > Corresponde a uma taxa paga pelo franqueado sobre faturamento bruto ou um valor fixo mensal. No Quiero Café esta taxa corresponde a 2% do faturamento bruto e é revertido em ações para divulgação da marca, como:
  • Desenvolvimento de campanhas promocionais e institucionais;
  • Ações locais nas cidades em que a marca está presente;
  • Aquisição de brindes promocionais;
  • Impressão de materiais para comunicação na loja franqueada;
  • Contratação de fornecedores e parceiros (agências, fotógrafos, etc);
  • Ampliação da equipe de marketing;
  • Contratação de mídia online e offline;
  • Produção de eventos;

Agora que você já conhece esses custos, será mais fácil analisar se empreender com franquias é um negócio viável para o seu perfil de investidor, suas possibilidades de investimento e, assim, poder projetar o sucesso para sua unidade.

Franchising brasileiro permanece com projeções positivas

Mesmo com os impactos negativos da pandemia e os desafios inerentes do setor, a ABF manteve suas boas expectativas para o ano de 2021, permanecendo com o percentual de 8% de crescimento do faturamento anual no setor.

Além disso, ainda vem com 4% mais novas redes franqueadoras surgindo, elevando também os números de unidades e empregos, ambos com +5%, cada um.

No Quiero Café o ano de 2021 fechou com crescimento de 47% em relação a 2020 comparando somente lojas já operantes, consolidando um deslocamento considerável em relação às médias de mercado.

O primeiro trimestre de 2021 mostrou-se em leve recuperação, apesar de em março terem voltado as restrições comerciais. Então, no segundo trimestre, veio um crescimento acentuado quando comparado com o ápice do mesmo período, em 2020, no pico máximo das paralisações comerciais.

Em comparação com o segundo trimestre de 2019, o percentual de faturamento do mesmo período em 2021 foi apenas 4,6% menor, já prevendo uma promissora projeção para os próximos trimestres.

Ao analisar a projeção de faturamento do primeiro trimestre de 2022 a rede Quiero Café projeta um crescimento de mais de 40% em comparação com o mesmo período em 2019. Crescimento este, analisando somente lojas que já operavam naquele período. O Quiero objetiva a expansão em número de lojas, mas mais do que isto em crescimento constante das unidades já em operação.

O bom desempenho do setor de franquias estimula muitos empreendedores, franqueadores e franqueados a investirem cada vez mais neste sistema de negócios, uma vez que é um ramo de atividades consolidado e muito bem estruturado.

O Quiero Café quer mostrar que, com entusiasmo e credibilidade, investir no franchising é um caminho promissor para quem deseja ter o próprio negócio. Conheça nosso modelo: https://bit.ly/3qvLxPu

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter