Você que busca investir no mercado de franquias, tem um leque enorme de marcas que atendem a diferentes necessidades e que fazem parte de segmentos distintos.
Uma empresa ou uma franquia, é desenvolvida com intuito de atender a uma necessidade do mercado, algumas com um nicho específico e outras com algo mais amplo.
Quando falamos em franquias, temos pontos positivos versus a um negócio desenvolvido do zero.
A franquia traz a quem investe todo know how e um negócio já testado e validado no mercado. Esses dois fatores contribuem para que o empresário não precise pensar sobre como estruturar o seu negócio, basta colocar em prática o que já vem sendo feito em outras localidades. Paralelo a isso, uma marca já presente no mercado, possui um histórico e muitas vezes, credibilidade, o que permite você conquistar seus primeiros clientes através dessa confiança de marca.
Hoje, viemos apresentar 3 setores do mercado de franquias que foram destaque no ano de 2023, bem como alguns dados e marcas que fazem parte.
Alimentação – Food Service
O setor figura nos Top 3 em variação de faturamento de 2023 X 2022, onde alcançou um saldo positivo de R$7,118 bilhões, representando um crescimento de 17,9% de um ano para o outro, e que totalizou no ano um faturamento de R$ 46,939 bilhões. Além do crescimento em faturamento, o setor obteve crescimento de 8,8% em número de operações.
Esse crescimento em faturamento teve como fatores motivadores: delivery em alta (faturamento incremental), retomada de atividades presenciais, alta de tíquete médio, novos modelos e formatos focados em conveniência, e uso de tecnologia com foco em aumento de produtividade.
Algumas marcas que fazem parte desse setor:
- Mundo animal;
- The best açaí;
- Giraffas;
- Cacau show;
- Quiero Café;
Para acessar outras marcas do setor: clique aqui
Saúde, Beleza e Bem Estar
O setor alcançou um crescimento de 17,5%, que representou um saldo positivo de R$8,285 bilhões entre 2023 X 2022, e resultou no ano um faturamento de R$ 55,647 bilhões. Além do crescimento em faturamento, o setor obteve crescimento de 5,6% de crescimento em número de operações.
Esse crescimento em faturamento teve como fatores motivadores: mudança de hábitos do consumidor, maturidade das marcas e de seus franqueados, subsegmentos em alta – cuidados pessoais, ótica, odontologia, farmácia e estética.
Algumas marcas que fazem parte desse setor:
- Magrass;
- Óticas Carol;
- Oral Sin;
- Yes Cosmetics;
- Royal Face;
Para acessar outras marcas do setor: clique aqui
Hotelaria e Turismo
Junto com Alimentação e Saúde, Beleza e Bem Estar, o setor de Hotelaria e Turismo fecha o top 3 destaque em faturamento, com crescimento de 16,4% comparando 2023 X 2022, sendo um saldo positivo de R$ 1,625 bilhões e um total de R$ 11,51 bilhões no ano. O setor também obteve um crescimento de 9,1% em número de unidades.
Esse crescimento em faturamento teve como fatores motivadores: ritmo mais acelerado do pós-pandemia (demanda reprimida), retorno de eventos e lazer, novos formatos de operação.
Algumas marcas que fazem parte desse setor:
- Vai Voando;
- Clube Turismo;
- VoarMais.com;
Para acessar outras marcas do setor: clique aqui
Os dados apresentados são relativos ao 4º trimestre de 2023 X o 4º trimestre de 2022, de uma pesquisa realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. Para acessar ao relatório completo e ter acesso a outros 9 setores do mercado de franquias clique aqui
Os outros setores que fazem parte do mercado de franquias e que cresceram em 2023, são: Serviços e Outros Negócios; Serviços Automotivos; Moda; Limpeza e Conservação; Entretenimento e Lazer; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Casa e Construção; Alimentação – Comercialização e Distribuição; Educação;
Você que está indeciso sobre qual setor escolher e como avaliar uma franquia, leia este conteúdo com 6 dicas práticas.
E para finalizar, convidamos você a falar com nosso time para se tornar um franqueado: contate nosso time