Quiero Café 8 anos: Uma retrospectiva da nossa história

15/9/2023 | Franquias, Negócios

Setembro é sempre um mês muito especial, pois lá no ano de 2015, no dia 18, foi inaugurada a primeira loja do Quiero Café, dando-se início a uma história que neste ano completa 8 anos.

Felipe e Matheus, fundadores da marca, tinham naquela época o objetivo de trazer para a cidade de Teutônia/RS, cidade natal deles, um estabelecimento que proporcionasse um ambiente aconchegante e uma proposta que ainda não se tinha na cidade, onde as pessoas pudessem aproveitar para trabalhar, fazer uma reunião, curtir com a família ou amigos. A ideia inicial era ser apenas uma cafeteria, mas por entenderem que o negócio não seria viável vendendo somente café, decidiram agregar mais opções ao cardápio, atendendo as necessidades ao longo de todo o dia, do café da manhã ao jantar. Como Matheus fala “a gente era muito amador lá no início, mas estava ‘escrito na testa’ que éramos esforçados e tínhamos vontade de fazer algo legal, entregar uma experiência diferente para a cidade”. Essa vontade e esforço que Matheus menciona, somado a estarem abertos para ouvir as sugestões e críticas dos clientes, permitiu com o passar do tempo que eles pudessem entender quais eram os pontos de melhoria e assim conseguir estruturar cada vez melhor o negócio, entregando uma experiência ainda mais completa. 

Esse breve relato é uma parte do início da história do Quiero Café e para aproveitar este momento especial, em que a marca está completando seus 8 anos, vamos trazer nesse conteúdo uma retrospectiva de alguns momentos marcantes desses últimos anos. Mas se você quiser conhecer um pouco mais sobre a história, temos este conteúdo: clique aqui

Por onde tudo começou

Em Teutônia/RS, uma cidade de 30 mil habitantes, Felipe e Matheus inauguraram o Quiero Café. Os dois vinham de ramos totalmente diferentes e que não tinham ligação alguma com alimentação. Apesar da experiência no início ser pequena, eles estavam dispostos a encarar esse desafio e impor esforços para entregar uma boa experiência a cada cliente.

A expectativa inicial com o movimento do negócio era pequena, tanto que saíram pra contar em um raio próximo da loja, quantas pessoas trabalhavam ali ao longo da semana. Em um caderninho foram anotando a quantidade de pessoas e a estratégia era, “se não der movimento, um fica na loja e o outro vai sair na rua vendendo suco, pão de queijo, etc… Alguém vai comprar!”

A estratégia de venda porta a porta felizmente não precisou ser adotada, o movimento desde o início foi muito bom e a cidade compreendeu a proposta que eles buscavam entregar. Logo o Quiero ficou conhecido na região e pessoas de fora de Teutônia também começaram a frequentar. 

Com o passar dos meses e com a proposta que cada vez mais foi se aperfeiçoando, começaram a surgir pessoas interessadas em levar o Quiero para outras cidades e poder replicar aquela mesma experiência.

O modelo ainda não estava formatado para expandir através de franquias, mas os sócios tinham a clareza de que se um dia fossem expandir, abrir mais lojas da marca, seria através do modelo de franquias. 

Franquias Quiero Café 

Por que expandir através do modelo de Franquias? 

Os sócios desde o início buscaram construir a marca com um princípio de relação humana muito forte, não só entre eles e a equipe, mas também com os clientes, com a comunidade e com fornecedores e parceiros.

Expandir através do modelo de Franquias, aos olhos do mercado, traz o benefício de ser mais escalável, mas o principal motivo, que fez com que Felipe e Matheus optassem por expandir através deste formato, foi para conseguir crescer e seguir mantendo este princípio e a característica de ser uma empresa humana.

Eles não enxergavam um negócio como o Quiero Café sendo cuidado a distância, era necessário ter um dono, um Franqueado, morando na cidade em que a loja estivesse instalada e se dedicando diariamente a operação, no cuidado com time e no relacionamento com os clientes e com a comunidade.

8 meses após a inauguração da loja de Teutônia deram início ao processo de formatação do negócio para o modelo de Franquias e depois de alguns meses o Quiero Café estava formatado e mais preparado para iniciar sua expansão. 

Antes de abrir a primeira unidade franqueada, os sócios decidiram abrir mais uma operação própria, dessa vez na cidade de Lajeado/RS, com intuito principal de validar o modelo em uma cidade maior e passar pelos mesmos desafios que os Franqueados futuramente passariam.

Primeira Unidade Franqueada 

Em setembro de 2017, na cidade de Santa Cruz do Sul, foi inaugurada a primeira Franquia da marca, dando início ao processo de expansão. 

Nos primeiros anos, a expansão das franquias do Quiero Café ficou mais concentrada no Rio Grande do Sul, crescendo de forma espiral em cidades próximas a Teutônia e Lajeado. Essa estratégia foi adotada para que a marca fosse crescendo de forma sustentável e a Franqueadora fosse se estruturando cada vez melhor, conseguindo assim atender a demanda de abertura de novas lojas e de suporte as lojas que já estavam em operação. 

Desde o início, tinha-se a clareza que mesmo com o Franqueado a frente de uma operação, a Franqueadora era corresponsável pelo sucesso da unidade. Para o Franqueado fazer uma gestão efetiva da sua franquia, era preciso um bom treinamento de capacitação, assim como um acompanhamento dos dados de seu negócio. Com este acompanhamento, era possível dar um direcionamento ao Franqueado do que precisava ser ajustado operacionalmente, com intuito de gerar a melhor experiência ao cliente e consequentemente melhores resultados. 

Essa premissa segue até hoje e através dos fundadores e de todos os demais que compõem o time da Franqueadora, busca-se manter uma relação próxima com os Franqueados, prestando apoio ativo nas diferentes áreas que ele necessita.

Quiero Café em Santa Catarina 

Com um total de 13 unidades já operando no Rio Grande do Sul, a marca inaugurou em 2019 sua primeira unidade no estado de Santa Catarina, na capital do oeste, Chapecó.

O estado nos anos seguintes se mostrou como um mercado com grande potencial para expansão da marca, que ampliou sua atuação para mais de 10 unidades. Algumas das cidades onde a marca está presente são: Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Itapema, Itajaí, Brusque, Tubarão e Blumenau.

Alçando voos mais altos

Com a consolidação cada vez maior da marca nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, chegou a hora de alçar voos mais altos. Em 2021, ao visitar nossa loja em Jaraguá do Sul/SC, surgiu o interesse por parte de dois amigos de longa data em levar o Quiero Café para Americana, cidade em que residiam a mais de 25 anos, no interior de São Paulo. A unidade inaugurou em novembro de 2021 e abriu as portas para a chegada da marca na região Sudeste, onde inaugurou mais 4 unidades, uma em Passos/MG e outras 3 em São Paulo: Campinas, São José dos Campos e no bairro Tatuapé na capital.

E ainda, por falar em voos mais altos… 

No ano de 2023 o Quiero Café alcançou uma marca muito importante em sua história, com a inauguração da unidade do Mercado Paralelo em Porto Alegre, a rede chegou a 50 unidades operantes, abrangendo cinco estados: RS, SC, PR, SP e MG.

Atenção senhores passageiros

Outra conquista importante, que carrega um gostinho ainda mais especial, foi a inauguração da loja número 51, no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. Essa unidade marcou também a realização de um sonho dos fundadores, que há anos almejavam ter um Quiero Café no Aeroporto.

8 anos de história

O Quiero Café, em 2015, foi criado com o objetivo de atender a uma carência da cidade de Teutônia. O modelo, com o passar dos anos foi se ajustando e evoluindo em diferentes aspectos, dentro e fora das unidades. Ambiente, atendimento, cardápio, estrutura de suporte, treinamentos, etc. Sempre buscando entregar uma experiência cada vez melhor aos clientes e oferecer um bom suporte também aos Franqueados e times das lojas.

Mesmo com as mudanças do negócio, o propósito da marca sempre foi e segue sendo o mesmo, se fortalecendo cada vez mais com o passar dos anos.

O Quiero seguirá de portas abertas, sendo um lugar de encontros, em que cada um descobre seu próprio aconchego, para reviver e criar novas histórias. Cada encontro é uma verdadeira oportunidade para proporcionar experiências e servir xícaras de bons momentos, para tornar o dia das pessoas mais feliz.

Te esperamos para viver bons momentos aqui dentro e quem sabe fazer parte dessa história como um Franqueado da nossa marca: https://conteudo.quierocafe.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter