Quiero Café: a história da franquia mais completa no ramo de alimentação

24/3/2023 | Negócios

Toda história começa com um “Era uma vez…”, um sonho, uma ideia, um estalo que se torna realidade porque encontra as parcerias certas para acreditar no que muitas vezes pode parecer loucura para uns. 

Não foi diferente com o Quiero Café. A história da franquia mais completa no ramo de alimentação  começa na cidade de Teutônia, terra natal de Felipe, um estagiário de Advocacia que periodicamente recebia seus chefes na cidade para tratar de assuntos profissionais. Os chefes eram de Porto Alegre/RS e como de costume gostavam que as conversas fossem acompanhadas de uma boa xícara de café.

O restante da história você vai conhecer neste artigo. Toma um café e segue lendo com a gente.

Demandas e oportunidades, assim nasce a franquia mais completa em alimentação

Felipe Ferreira, então estagiário em uma filial de um escritório de advocacia, recebia em Teutônia os seus chefes do escritório matriz de Porto Alegre. A cidade era repleta de estabelecimentos muito bons, como confeitarias, padarias, restaurantes e etc, que serviam produtos de ótima qualidade.

Já uma cafeteria, com uma máquina de espresso, com serviço de mesa e com um ambiente que era possível trabalhar, fazer uma reunião, ainda não tinha. Foi em uma destas visitas que um dos chefes brincou com o Felipe: “Ô Felipe, tu tinha que montar uma cafeteria aqui na cidade.

Felipe percebeu essa carência na cidade e seu espírito empreendedor o fez levar a sério a ideia. Apresentou-a ao seu amigo de infância e administrador Matheus Fell, que apesar de achar um pouco estranha a ideia inicialmente, começou a refletir e viu que faria sentido investir em algo com esta proposta na cidade. 

Matheus sempre teve muita afinidade com números, finanças e junto com Felipe começaram a estruturar o negócio. Entre uma conversa e outra, os números os fizeram concluir que só de café o negócio não se sustentaria, era necessário trazer mais opções para que se pudesse atender os clientes em diferentes momentos do dia.

Como jovens de Teutônia, eles sabiam o quanto era difícil encontrar um lugar para reunir os amigos e sair com a família. Muitas vezes, era necessário pegar estrada e ir para uma outra cidade próxima. E isto os instigou ainda mais para desenvolver o plano de negócio e investir no projeto, trazendo para a cidade um lugar que reunisse além de um bom café, opções que atendessem também ao almoço, café da tarde, happy hour ou jantar.

Lugar de experiências

 

Apesar de jovens, conheciam muitos lugares e já tinham usufruído de muitas experiências em diferentes estabelecimentos. Entendiam que o produto era sim muito importante, mas além dele, principalmente para este novo negócio era necessário oferecer uma experiência completa, algo que eles gostassem de frequentar e tornasse de alguma forma o dia das pessoas mais feliz. 

Muitas referências de lugares e experiências foram contribuindo para o desenvolvimento do negócio, como cardápio, forma de atendimento e o próprio projeto arquitetônico. Através das ideias que eles tinham e com o auxílio de duas arquitetas da cidade, foi desenvolvido um ambiente único, disruptivo, que buscava trazer uma sensação de acolhimento e conforto aos clientes. 

O negócio não teria só o objetivo de servir café, seria um lugar para gerar encontros, para que as pessoas pudessem frequentar mais de uma vez na semana ou até num mesmo dia.  Sendo um local para vir com a família, amigos ou também para trabalhar e fazer uma reunião.

Pesquisa de mercado, tentativa e erro

Nem o Felipe nem o Matheus vieram da área da gastronomia ou tinham qualquer aptidão com alimentação e café, ou seja conhecimento zero na área. O que eles tinham era uma visão empreendedora e uma demanda própria comungada com outros jovens e adultos da cidade do interior do sul do Brasil.

Visitaram outros cafés, fizeram contas, definiram o menu ainda sem muita experiência. Os preços não podiam ser altos porque a cidade não comportaria, mas precisam fechar as contas no azul. Experimentação. Tentativa e erro. Contar com amigos, com os escritórios aos arredores, com familiares. Contar com o boca a boca, com as indicações, contar que tudo desse certo.

Cursos, estudos, aprendizados, busca pelo conhecimento. Disposição para levar comida e café até o público caso ele não viesse até a loja. Primor pelo melhor, pelo cuidado, pelo detalhe. Apesar da inexperiência, tinham muita vontade e dedicação de aprender, fazer, errar e reaprender com os erros, para que ao longo da jornada os erros fossem cada vez menores. Nascendo ali um dos valores da empresa, a Dedicação, seguida pela frase “Se esforçar para cada dia errar menos”.

A inauguração da franquia mais completa no ramo da alimentação

A inauguração do Quiero Café é recheada de boas lembranças. Algumas engraçadas, outras que são lições até hoje e muitas que trazem orgulho para uma marca com mais de 7 anos no mercado, mais de 400 itens em um cardápio que atende várias necessidades, uma franquia de sucesso que vem se espalhando pelo Brasil e já conta com mais de 50 unidades.

Sexta-feira, 18 de setembro de 2015, o grande dia. Matheus e Felipe não tiveram coragem de contratar funcionários. Tinham medo de não dar conta de lhes pagar salário ainda tão no começo. Com 40 lugares, seria impossível atender a todos somente os dois, então, no primeiro dia de funcionamento contaram com “mão de obra” extra.

De pai e mãe até gente importante da cidade, muita gente prestigiou a ideia de dois jovens dispostos a trazer uma proposta diferenciada para a cidade. Deu certo. Os erros, acertos e aprendizados construíram uma jornada muito bela.

Um negócio criado por dois jovens inexperientes no setor, mas que tinham muita humildade para seguir sendo melhor a cada dia, foi com o tempo sendo sondado por pessoas interessadas em replicar aquela mesma experiência em outras cidades.

Em 2016, se iniciou o processo de formatação da franquia e após estar formatado e pronto para expansão em novas lojas, os sócios decidiram inaugurar mais uma unidade própria, em março de 2017 na cidade de Lajeado/RS para validar o modelo e se sentirem mais preparados para dar início ao processo de expansão de franquias. 

No mesmo ano a primeira franquia foi inaugurada e a partir daí a franquia seguiu ano a ano replicando a experiência em diferentes cidades, contando hoje com operações na região Sul e Sudeste do Brasil.  

O segredo do Quiero Café? Ter um espaço de aconchego para receber as pessoas, um cardápio para servir durante todo o dia e uma esticada para happy hour ou um encontro de amigos. Tudo isso com qualidade no que serve e como serve. 

A história contada pelos protagonistas

Você pode conhecer mais detalhes dessa história (e muito mais!) contada pelos próprios protagonistas no podcast do Quiero Café!

Seja um franqueado Quiero Café e faça parte dessa história de sucesso: https://conteudo.quierocafe.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter