Só no segmento de food service, espera-se, em 2022, um aumento de 15% a 20% no faturamento
Embora a pandemia da Covid-19 tenha afetado de maneira importante a economia mundial, o franchising brasileiro é um dos segmentos mais resilientes do país, pois vive em constante adaptação, com foco em todas as redes e suas atuações.
O ano de 2021 alcançou recuperações significativas ante a 2020 – um fato positivo para quem espera resultados ainda melhores até o fim de 2022.
Para se ter uma ideia, um relatório divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontou que já no segundo trimestre de 2021, o franchising apresentou um crescimento de 48,4%. Isso equivale a um faturamento de R$ 41,1 bilhões.
Tais dados deixam o setor ainda mais otimista quanto ao ano vigente. Por isso, o Quiero Café preparou este conteúdo, que fala sobre as principais tendências e expectativas do setor de franquias no Brasil em 2022.
O franchising é um negócio mais seguro para qualquer investidor, justamente, por se tratar se uma opção estabelecida. E essa teoria continua valendo para este ano, ou seja: investir em uma rede franqueadora é trabalhar com uma via de mão dupla, cujo negócio favorece a franquia e o franqueado. Um dos pontos positivos é que ambos trabalham em prol de um sucesso mútuo.
Novos polos
Uma tendência interessante para o setor em 2022 apontada pelo próprio franchising é que investidores estão optando por abrir suas unidades franqueadas em cidades do interior dos estados brasileiros.
Segundo a própria ABF, das 11 cidades que mais cresceram no cenário do franchising brasileiro, apenas quatro não estão localizadas no interior. Tudo isso demonstra que novos polos devem ser considerados, de modo que a própria competitividade seja menos acirrada. O ideal é conferir se a marca escolhida tem chance de crescimento na respectiva cidade.
O Quiero Café, por exemplo, é uma rede que trabalha conforme o seu público, com funcionamento flexível para cada cliente e suas necessidades. Logo, as cidades do interior são uma ótima opção para esse tipo de negócio. Isso sem contar que alguns custos são bem menores nestas cidades interioranas, a exemplo de aluguel e mão de obra.
Meios de pagamento
Uma outra tendência para 2022 e os próximos anos é a diversidade de formas de pagamento. Por exemplo, é ideal que todo negócio tenha, além de máquinas de cartão de crédito e débito, um código PIX para que o cliente não precise carregar dinheiro e possa efetuar tudo via celular. Outras formas digitais de pagamento também podem ser adotadas – elas são inúmeras e valem a pena.
Delivery
Assim como já adotou o Quiero Café, o sistema delivery é uma das principais tendências para 2022, 2023, 2024… Pode parecer clichê falar sobre isso aqui, mas esse serviço cresce cada vez mais e entrou no gosto dos brasileiros. Além disso, o delivery tem o poder de levantar a popularidade da marca e torná-la ainda mais visível.
LGPD
Outra tendência: a Lei Geral de Proteção de Dados, que está em vigor para proteger todos os tipos de informações pessoais dos clientes. Para cumpri-la, é necessário que todas as unidades franqueadas, a exemplo das lojas do Quiero Café, tenham total responsabilidade com os dados dos clientes.
Seja para ações de marketing ou um atendimento humanizado, a atenção deve ser redobrada neste sentido. E a melhor opção é estabelecer uma gestão de dados consciente como política interna. O Quiero Café faz questão de informar sobre as obrigações e responsabilidades quanto à LGPD para seus franqueados, de modo que todo cuidado seja pouco.
Projeções/expectativas
A ABF projeta para 2022 um crescimento de 9% do faturamento e 5% no número de empregos diretos. O setor e suas redes têm investido com afinco em ferramentas de digitalização e inovação, das quais as unidades podem extrair os melhores valores. Isso sem contar que até dezembro, o ano mostrará para os investidores do setor os reflexos do crescimento expressivo da base instalada em 2021.
No que diz respeito, especificamente, ao segmento de food service, o esperado para 2022 é de um aumento de 15% a 20% do faturamento.
Números do Quiero Café
O Quiero Café cresce com novas lojas a cada mês, mas mais do que isso, cresce no conceito de SSS (Same Store Sales), ou seja, olhando para as lojas que já operavam em 2021, 2020 e 2019, que também apresentam crescimento sólido.
Em 2022 a rede apresenta um crescimento médio próximo de 40% quando comparado com 2019, período anterior à pandemia. Quando comparado com igual período de 2021, as lojas que já operam estão apresentando crescimento médio de 67%.
Se você estava se sentindo inseguro para definir seu investimento, conhecer essas projeções pode ser um importante passo. Além disso, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre o modelo de negócio do Quiero Café, assim você pode entender como nossa rede te apoiará para vencer cada desafio! Acesse: https://bit.ly/3Q9uug1