Treinamentos para a Franquia: Como um Franqueado aprende a operar o negócio

26/1/2024 | Franquias, Negócios

Um dos principais diferenciais para quem opta por investir em uma Franquia, é adquirir junto a Franqueadora toda a experiência e know how construído ao longo dos seus anos de história. Isso traz o benefício ao franqueado de não precisar estruturar todas as áreas do negócio, encurtando uma boa parte da jornada e potencializando ainda mais as suas chances de sucesso. 

Para que esse sucesso se concretize tem uma etapa de muita importância para ser seguida, que é a transferência do know how, da franqueadora para o franqueado. Além de receber o know how da franqueadora, o Franqueado precisa se dedicar para seguir colocando em prática todos esses aprendizados, gerindo e operacionalizando o negócio dentro dos padrões passados pela sua Franqueadora, replicando assim na sua localidade um negócio que já vem dando certo em outras cidades e regiões. 

Para que você compreenda como funciona a transferência de know how, neste conteúdo iremos abordar sobre os treinamentos oferecidos pela Franqueadora do Quiero Café aos seus Franqueados. 

Treinamentos Quiero Café 

Para realizar a capacitação dos Franqueados, a marca conta com quatro fases de treinamento, englobando a parte administrativa e operacional do negócio.  

Todas as unidades possuem um dos seus sócios como o responsável por se dedicar integralmente a operação no dia a dia. Ele (a), juntamente com seu time e demais sócios participam dessas etapas de treinamento para posteriormente seguir replicando o modelo e seus padrões na localidade escolhida. 

Onboarding 

O primeiro treinamento é realizado logo após a aquisição da franquia e é chamado de Onboarding, onde o Franqueado passa por um dia inteiro de imersão em todas as áreas da marca.  

Neste momento, recebe uma introdução sobre como funcionam as áreas de marketing, financeiro, suprimentos e gestão de pessoas, além de se aprofundar na cultura, na história, na missão e nos valores do Quiero Café.  

Com a realização do Onboarding o franqueado tem também um entendimento sobre o cronograma com todas as etapas que irá percorrer daquele momento até a inauguração da sua loja. 

Treinamento de gestão 

 Um mês e meio antes da inauguração, a equipe da franqueadora se reúne novamente com os franqueados para realizar um treinamento mais focado na gestão financeira e de pessoal. 
 
Na área financeira, o franqueado compreende como funciona a gestão de caixa, os lançamentos, a análise financeira de dados desenvolvida pelo time da franqueadora mensalmente e como é o apoio realizado pela marca nessa área, que tem o objetivo de trazer a ele informações para aprimorar a sua gestão dentro da operação. 

A análise financeira é individual de cada unidade e o Franqueado recebe um diagnóstico completo da sua loja com o cenário de faturamento, vendas e indicadores de desempenho, fazendo o comparativo dela versus a média da rede, assim como no conceito de same store sales, que é comparar a unidade com ela mesma em períodos anteriores. 

Na área de pessoal, recebe dicas de liderança e estratégias para formação de equipe em sua unidade. Além disso, o time da franqueadora realiza a estruturação da escala inicial para inauguração e orienta o franqueado em como fazer o processo de entrevistas, contratação dos colaboradores e gestão da escala de trabalho posteriormente. 
 

Centro de treinamento 

O treinamento operacional é dividido em dois momentos e contempla uma capacitação nas áreas de bar, cozinha e atendimento, ocorrendo na fase final de obra, quando a unidade está quase pronta para a inauguração. 

 
No primeiro momento, o Franqueado mais 8 colaboradores selecionados por ele se deslocam para uma semana de treinamento na sede da franqueadora em Lajeado/RS ou em algum outro local pré-definido. Nessa semana o treinamento é realizado durante três dias no CT da Franqueadora e outros três dias o Franqueado e sua equipe trabalham dentro da própria operação, tendo assim, contato direto com o cliente e com o funcionamento da loja. 
 
Finalizando essa semana de treinamento no sábado, o Franqueado e o seu time retornam até a sua unidade, e passam a semana posterior organizando e finalizando os últimos detalhes para deixar a loja pronta para a inauguração. 

Inauguração 

 Na terceira semana, de cinco a seis pessoas do time da Franqueadora se deslocam até a unidade do Franqueado e realizam um novo treinamento operacional durante três dias, com o Franqueado, as 8 pessoas selecionadas e todo o restante do seu time. Ao finalizar esse treinamento, a equipe inaugura a unidade com o Franqueado e acompanha mais alguns dias o funcionamento da operação. 

Junto com esse acompanhamento, vai sendo feita uma transição para que o Franqueado com a saída da equipe da franqueadora siga operando de forma autônoma o negócio, recebendo apoio e suporte de forma remota. Além disso, o Franqueado recebe toda a documentação impressa e organizada (check list’s, fichas técnicas, POP’s, entre outros) para que no dia a dia tenha um material de apoio para consulta. 

No Quiero Café, nos enxergamos como corresponsáveis pelo sucesso de cada unidade e através dos treinamentos visamos capacitar todos os franqueados para desempenhar bem as suas responsabilidades, assim como trazer a importância do seu papel a frente do negócio. 

Se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a nossa franquia entre em contato conosco: clique aqui

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