Desafios de Empreender com uma Franquia

29/9/2023 | Franquias, Mercado, Negócios

A jornada de um empreendedor é sempre repleta de inúmeros desafios, independentemente do ramo de atuação do seu negócio. Alguns destes desafios, muitas vezes, são possíveis de mapear com antecedência, já outros simplesmente acontecem no dia a dia e é preciso muita resiliência por parte dele para enfrentar estas adversidades.

Existem formas diferentes para empreender, uma delas é desenvolvendo um negócio próprio e outra opção pode ser investir em uma Franquia. Explicamos de forma mais detalhada sobre a diferença entre um negócio próprio e uma franquia em outro conteúdo deste blog, clique aqui para conferir: Entenda a diferença entre Negócio Próprio e Franquia

Uma Franquia traz inúmeros benefícios para um Franqueado, como: uma marca e um modelo de negócio já testado e consolidado, processos definidos, know how transmitido pela franqueadora, suporte, entre outros. Mas é importante ressaltar que, isso tudo ajuda apenas a minimizar os riscos do investimento e não anular. Ou seja, somado a todos estes benefícios, vem o trabalho e dedicação do Franqueado para tornar aquela unidade, um negócio de sucesso. 

Para que você conheça um pouco mais sobre o modelo de negócio do Quiero Café, falaremos nesse conteúdo sobre alguns dos principais desafios de operar uma Franquia da marca, enfatizando sobre o horário de funcionamento, a gestão de pessoas, o cardápio e a jornada inicial. 

Horário de funcionamento 

Visando oferecer um espaço para que o cliente possa frequentar em diferentes momentos do seu dia, as lojas da marca seguem um padrão de horário mínimo de funcionamento, iniciando na parte da manhã e finalizando à noite. É obrigatória a abertura da unidade de segunda a sábado e opcional em domingos e feriados.  

É comum a adoção de um horário de funcionamento com a abertura na parte da manhã entre às 7:00 e às 9:00 e fechamento entre às 22:00 e às 23:00, sendo essa escolha a critério do Franqueado. São levadas em conta variáveis locais do entorno da unidade somadas a dados e análises de direcionamento fornecidos pela franqueadora.  

Antes da abertura e após o fechamento, existem algumas tarefas que precisam ser realizadas diariamente, por isso, é necessário que parte da equipe esteja presente na loja de 30 a 45 minutos, antes e após o horário de funcionamento.

Ao adotar um horário de funcionamento como este, um dos maiores desafios para o Franqueado é a carga horária extensa, que soma mais de 14 horas. Mesmo ele não estando fisicamente esse horário completo na loja todos os dias, alguns imprevistos ou demandas podem surgir: Falta ou atraso de um colaborador, movimento maior do que o previsto, falha em algum equipamento, queda no sistema, falta de insumo, algum problema elétrico ou hidráulico, etc… Demandas e imprevistos que o Franqueado normalmente é acionado pela equipe, e precisa estar atento e disposto a solucionar, independentemente do horário. Claro, com o passar do tempo, lideranças e pessoas no time vão sendo formadas para ajudar na resolução dos desafios diários, mas em algum estágio muitas demandas de fato recaem sobre o franqueado, no caso o empreendedor deste negócio.  

Gestão de pessoas 

Essa é uma das principais dores de qualquer negócio e o ramo de alimentação acaba sofrendo um pouco mais por apresentar uma grande rotatividade, decorrente de horários muitas vezes distintos dos horários “comerciais”. 

Nas lojas do Quiero, a equipe é composta em média por 20 colaboradores, mas é um número que acaba oscilando, a depender de alguns aspectos como: a estrutura e o tamanho da unidade, a região em que está instalada, o horário de funcionamento e o potencial de geração de faturamento. 

A estruturação da escala inicial para inauguração é feita pela Franqueadora, que define a quantidade exata de colaboradores utilizando como base os dados das unidades já em operação, assim como a experiência com a inauguração de todas as unidades da marca. 

Após a inauguração, a Franqueadora realiza o acompanhamento junto com o Franqueado da sua operação e avalia possíveis ajustes que são necessários, tanto para aumento quanto para redução da equipe, ou apenas ajustes nos horários de entrada e saída de alguns colaboradores para se adequar a realidade da loja em questão.  

Ter e gerir uma equipe de 15, 20, 25 e às vezes até 30 colaboradores, é um desafio gigantesco. As lojas do Quiero dependem de muitas pessoas, de um time que junto com o Franqueado se doa para conseguir entregar uma boa experiência aos clientes. 

No dia a dia, o treinamento técnico do bar, da cozinha ou do atendimento aos colaboradores, acaba sendo apenas uma parte do trabalho do franqueado com sua equipe. Além de um “professor”, ele é na maior parte das vezes o porto seguro do seu time. É a peça principal que está ali para escutar cada um, ajudá-los nos seus desafios profissionais e pessoais, fazer a intermediação de possíveis conflitos entre eles, engajá-los, dar o direcionamento e organizar todas as tarefas de cada um, para garantir que a operação flua da melhor forma.

Está entre um dos seus principais desafios também, desenvolver os líderes da sua operação, colaboradores que venham a desempenhar um papel de responsabilidade e que possam ser peças de apoio ao Franqueado em diferentes situações que podem acontecer diariamente. As peças-chave do time, chamamos da espinha dorsal da loja, pessoas que o Franqueado com o passar dos meses e com a confiança construída passa a delegar tarefas e dividir responsabilidades operacionais, com o intuito principal de tornar a operação da unidade, não tão dependente dele em todas as áreas. Leva tempo e muita energia dedicada pelo Franqueado na formação dessas pessoas, e depende totalmente da sua habilidade de liderança e de gestão para conseguir desenvolvê-los, assim como se manter firme e forte perante as decepções e desafios enfrentados neste processo. 

Cardápio 

O Quiero é para todos os gostos e todas as horas e oferece ao longo de todo o dia um cardápio com mais de 400 opções do café da manhã ao jantar. E para proporcionar esse amplo cardápio, cada unidade na composição da sua cadeia de suprimentos, conta com mais de 350 insumos, que são abastecidos periodicamente. 

Um cardápio amplo e uma quantidade alta de insumos, trazem um incremento na complexidade da operação de uma loja do Quiero Café. Na cozinha, no bar ou no atendimento, são diversos processos de produção, checklists e procedimentos padronizados que precisam ser executados diariamente, além de toda a contagem e gestão de estoque que acaba sendo responsabilidade também do Franqueado.  

Todos estes procedimentos são documentados e disponibilizados ao Franqueado, além de estarem de fácil acesso no dia a dia para que ele e sua equipe possam consultar. Além disso, para fazer uma boa gestão do estoque e conhecer os processos de produção, o Franqueado e a sua equipe recebem um treinamento antes da inauguração e um acompanhamento após ela. Com o tempo, a gestão do estoque da unidade passa a ser feito de forma autônoma pelo Franqueado e é ele quem segue treinando e acompanhando todos os processos de produção junto aos seus colaboradores.  

Principalmente no início da operação, assim como na entrada de novos colaboradores no time, levam algumas semanas para que todos consigam gravar os processos de produção e conseguir executá-los de forma mais ágil. O Franqueado nesse caso tem um papel fundamental, pois apesar de ter todos os processos documentados e de fácil acesso, e na teoria “não ter mistério algum”, são pessoas que executam todos eles. Desta forma, é imprescindível que o Franqueado treine os novos colaboradores para que possam aprender dentro dos padrões da marca e que acompanhe também a execução dos demais, para corrigir possíveis falhas e evitar desperdícios, o que no final acaba sendo vital para que a unidade consiga estar o mais próximo dos padrões, ter um bom aproveitamento do estoque, oferecer uma boa experiência aos clientes e gerar resultado (lucro líquido).

Jornada Inicial 

A jornada de um Franqueado da marca inicia meses antes da data de inauguração, desde a pesquisa do ponto comercial até a fase de execução de obras e treinamentos. São em média, 4 a 6 meses que o Franqueado drena uma boa energia junto com a nossa equipe para superar todas essas etapas e possibilitar a inauguração da unidade. 

O período que compõe as últimas semanas das obras somado aos treinamentos da parte operacional e a inauguração, é quando o Franqueado passa por um dos momentos mais intensos da jornada. É uma mistura de sentimentos, com a exaustão e o cansaço de dormir poucas horas, mas também com a emoção e a felicidade por estar se concretizando o sonho de inaugurar a sua unidade, o seu negócio. 

Cada unidade tem as suas particularidades durante o período de inauguração, algumas iniciam com um movimento alto desde os primeiros dias e outras com um movimento mais tranquilo, necessitando um trabalho de conquistar os clientes para ir crescendo este movimento ao longo dos meses. Este período inicial costuma ser ainda mais desafiador para os Franqueados, pois precisam lidar com muitas atribuições e tarefas novas ao mesmo tempo, desde dominar os processos da operação, até fazer toda a gestão do negócio e da sua equipe, assim como lidar com possíveis saídas e entradas de novos colaboradores, que acabam exigindo uma energia ainda maior no treinamento e no acompanhamento próximo da operação. 

Nessa jornada inicial, o Franqueado precisa estar preparado para se dedicar longas horas diárias a operação. E cabe a ele, através da sua habilidade de gerir o seu time, formar os seus líderes, a espinha dorsal, para tornar a operação não tão dependente dele no dia a dia. Esse período de maturação do negócio, costuma levar meses, às vezes até anos e mesmo a operação depois de algum tempo não sendo tão dependente, o Franqueado precisa ter a clareza que a performance da unidade depende muito do trabalho dele e com isso estar atento e disposto a atuar nos pontos de melhoria da sua loja. Acompanhar processos de padronização, treinar a sua equipe, se dedicar diariamente em como melhorar a experiência do cliente, são pontos vitais para gerar o resultado esperado.

PAPEL DA FRANQUEADORA 

Apesar dos desafios enfrentados durante a jornada pré e pós inauguração, o candidato que opta por se tornar um Franqueado da marca, ingressa em uma rede que buscou sempre ir um pouco na contramão de alguns modelos mais agressivos de franquias, tanto em questão estrutural do modelo de negócio, quanto em velocidade de expansão. 

O mercado de franquias, usualmente propõe modelos de negócio enxutos, de fácil operação e com uma quantidade de colaboradores pequena, o que facilita para o negócio ser escalável. O Quiero Café, segue uma linha oposta, com uma operação robusta e complexa, traz uma proposta única, atendendo clientes em diferentes momentos do dia e oferecendo opções para os mais diversos gostos, sendo um local não só para consumo, mas para gerar encontros. 

Além disso, a rede se preocupa muito com o crescimento sólido e sustentável da marca, em paralelo com a abertura de novas unidades, buscou sempre estruturar uma equipe capaz de fornecer um bom suporte a todos os franqueados, bem como estratégias para que as lojas já operantes sigam crescendo ao longo dos anos. A rede leva muito a sério a métrica da same stores sales, que busca analisar o comportamento de vendas de uma unidade comparada com ela mesmo nos períodos anteriores. Ou seja, crescer como rede é importante, mas crescer na individualidade de cada uma das unidades, é tão importante quanto.  

A Franqueadora busca desde os primeiros contatos ter um processo bastante transparente, esclarecendo todas as dúvidas de cada candidato, para que ele possa avaliar se dentro do momento de vida que ele se encontra, está disposto a encarar este desafio. 

Com o Franqueado mantendo o interesse e estando qualificado para avançar, o mesmo recebe um acompanhamento durante todas as etapas que compõem o processo até inauguração, além de treinamentos para capacitá-los a gerir e operar a sua unidade, tanto pré, quanto pós inauguração.  

Um feito importante de toda a rede que merece ser evidenciado, é que mesmo passando pelo período de pandemia e inúmeros desafios nestes mais de 8 anos de história, nenhuma unidade encerrou suas atividades, fruto de um trabalho e dedicação de toda a rede, assim como de uma relação próxima e verdadeira entre Franqueados e Franqueadora.

Venha fazer parte dessa história conosco e seja um Franqueado da nossa marca: https://conteudo.quierocafe.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter